Uma seleção da Croácia muito perdulária passou hoje ao lado da goleada frente à Turquia, valendo-se do golo do médio Luka Modric para se impor por tangencial 1-0 na abertura do Grupo D do Euro2016 de futebol.
O golo solitário marcado por Modric aos 41 minutos revelou-se suficiente para proporcionar aos croatas uma estreia vitoriosa, até porque os turcos nunca pareceram capazes de chegar ao empate, e a liderança do grupo, que integra também a Espanha, bicampeã europeia em título, e a República Checa.
Rakitic, umas das ‘estrelas’ maiores da seleção croata, deu nota das intenções da sua equipa e ficou perto de marcar o golo mais rápido do torneio, logo aos dois minutos, mas o desvio do médio saiu ao lado da baliza adversária.
O lance madrugador deu o mote para o domínio da equipa balcânica, mas sem resultados práticos, à exceção de um remate de Badelj para defesa segura do guarda-redes Babacan, ao qual respondeu a Turquia através de um cabeceamento de Tufan, que, no entanto, não conseguiu desviar a bola do guardião Subacic.
O avançado Mandzukic teve uma rara liberdade na área adversária já perto do intervalo, que aproveitou para obrigar Babacan a aplicar-se, mas o guarda-redes turco ficou irremediavelmente mal na fotografia pouco depois, quando deixou passar por baixo da mão direita o poderoso remate ‘de primeira’ de Modric.
Se a Turquia pretendia chegar ao empate no início da segunda parte isso não se notou e foi a Croácia que ficou a centímetros do segundo golo, aos 52 minutos, quando Srna acertou na barra da baliza de Babacan, na marcação de um livre direto.
O defesa voltou a ter uma boa oportunidade para marcar dois minutos mais tarde, com um remate no interior da área que saiu ao lado, e Brozovic falhou por duas vezes o golo da tranquilidade croata, primeiro com um remate para fora e depois ao chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Perisic.
Os adeptos croatas devem ter desesperado quando viram o golpe de cabeça de Perisic acertar de novo na barra e foi Babacan que manteve a incerteza quanto ao vencedor até ao fim, ao desviar o remate de Brozovic e ao ganhar o frente-e-frente com Perisic, que se tinha isolado perante o guardião turco.
A Turquia, que volta a medir forças com a Croácia na qualificação para o Mundial de 2018, continua sem ganhar à equipa croata, que venceu três jogos e empatou dois, ainda que um deles tenha terminado com o apuramento turco para as meias-finais do Europeu de 2008, no desempate por grandes penalidades.
Programa da jornada:
Sexta-feira, 10 de Junho de 2016
França – Roménia, 2 – 1
Sábado, 11 de Junho de 2016
Albânia – Suíça, 0 – 1
País de Gales – Eslováquia, 2 – 1
Inglaterra – Rússia, 1 – 1
Domingo, 12 de Junho de 2016
Turquia – Croácia, 0-1
Polónia – Irlanda do Norte, 1-0
Alemanha – Ucrânia, 2-o
Segunda-feira, 13 de Junho de 2016
Espanha – Rep. Checa, 1-0
Rep. Irlanda – Suécia, 1-1
Bélgica – Itália, 0-2
Terça-feira, 14 de Junho de 2016
Áustria – Hungria, 17:00
Portugal – Islândia, 20:00
Deixe um comentário