Este Portugal é nojento, mas está nos quartos de final. Foi com este título que o jornal francês 20 Minutes publicou a sua crónica sobre a vitória da seleção nacional sobre a Croácia, por 1-0.
O facto de só aos 117 minutos a equipa portuguesa ter conseguido rematar à baliza croata, bem como ter passado a fase de grupos sem qualquer vitória, estão na base das críticas do jornal francês 20 Minutes.
“Três empates e uma vitória no prolongamento graças ao único remate à baliza. Não estamos a falar do Trélissac, da terceira divisão francesa, na Taça de França, mas sim de Portugal neste Europeu”, escreve o jornal.
“Sem mostrar grande coisa, sem brilhar e sem garra contra Islândia, Áustria, Hungria e agora a Croácia nos oitavos de final, a selecção portuguesa provou é que possível chegar aos quartos de final a jogar de forma bem nojenta”, critica a publicação.
O jornal acabou mais tarde por mudar o título da crónica para “Esta equipa portuguesa não é bonita mas está nos quartos” – aparentemente devido às violentas reacções negativas nos comentários que imediatamente se fizeram sentir.
Entretanto, a publicação também fez um pedido de desculpas através da página do Facebook.
“No sábado à noite publicámos um artigo depois dos oitavos de final entre Portugal e a Croácia com o título ‘Este Portugal é nojento, mas está nos quartos de final.’ Pedimos desculpas se as palavras usadas ofenderam os nossos leitores”, pode ler-se.
“Evidentemente, nunca quisemos julgar um país ou uma cultura, mas apenas a equipa em si, nada mais. Por ‘nojento’ quisemos apenas sublinhar que o jogo da seleção portuguesa era restritivo e chato, reconhecendo que foi isso que lhes permitiu venceu a Croácia, apresentando-se como um potencial vencedor do Euro 2016″, continua.
“Decidimos mudar o título do artigo, mantendo a nossa opinião sobre o jogo da seleção portuguesa, mas que evita deixar pensar que estávamos a falar de outra coisa que de futebol”, conclui.
O jornal francês parece ter já esquecido a passagem fugaz da selecção francesa no Mundial 2010 da África do Sul, marcada pelos casos de indisciplina no seio da equipa e por uma eliminação precoce na fase de grupos, com 1 ponto em 3 jogos.
Mundial de 2010 a que a França só chegou graças a uma vitória sobre a Irlanda com um golo marcado com a ajuda da mão de Thierry Henry.
Muito nojento, diria o 20 Minutes.
ZAP / Bom Dia
Deixe um comentário