Os franceses, “incrédulos” com a derrota, criaram esta segunda-feira uma petição pedindo a repetição da final do Euro 2016.
“À atenção da UEFA”, os autores da petição, lançada no site francês Mes Opinions afirma que “a fraude portuguesa não merece tal título”.
Numa questão de horas, a petição já contava com quase 60 mil apoiantes. Esta terça-feira já são quase 100 mil os subscritores.
“Une portugaise très chateada” com a petição em que os franceses pedem a repetição da final do Euro, decidiu responder com a criação da sua própria petição.
“Que os franceses ganhem juízo“, é o nome da nova petição.
A petição defende que Portugal “mereceu ganhar” e que “a equipa francesa cometeu uma falta gravíssima” contra Cristiano Ronaldo que forçou o capitão português a abandonar o jogo aos 25 minutos da partida.
“Foram agressivos e não tiveram qualquer tipo fairplay“, lê-se ainda no texto da petição. Para a sua criadora, os franceses ofenderam e menosprezaram toda uma nação.
“Aprendam a perder e mantenham a vossa dignidade”, pede a autora, que deixa ainda um recado: “Uma nação como a nossa não precisa do brilho da Torre Eiffel, brilha por si própria”.
A petição “Rejouer le match final de l’Euro 2016” é a que tem mais assinaturas, mas não é a única criada na sequência do resultado de domingo.
Só no site Mes Opinions, várias outras petições fazem o mesmo pedido – contrariadas também por outras petições, como “Contra a petição que pede a repetição da final do Campeonato da Europa“.
Petição online para “ver a Selecção e a Taça no Porto”
Ainda na onda das petições, um adepto da equipa das quinas criou esta segunda-feira uma petição pública online para “ver a Selecção e a Taça no Porto”.
A petição “Queremos ver a Selecção e a Taça no Porto” foi criada cerca das 13h por Fábio Sousa, de 23 anos, nascido no Porto, e esta manhã conta já com quase 13 mil assinaturas.
O criador da petição é também autor da página de Facebook “Porto a melhor cidade do País” e explicou à Lusa que, perante a “enorme interação da população portuense às publicações referentes à seleção Nacional”, achou “injusto não premiar este fiel povo”.
“Nem todos os portuenses têm disponibilidade para se deslocar à capital”, justifica Fábio Sousa.
Na petição pode ler-se que a cidade do Porto “merece este reconhecimento” e que “existem dois milhões de portugueses que querem ver a seleção e a taça no Porto”.
Para além da petição, foi também criado no Facebook um evento para ver a seleção e a taça no Porto nos próximos dois dias.
A iniciativa é da estudante de mestrado em oncologia Francisca Diniz, de 22 anos de idade, que afirma ter tido “muita vontade de estar em Lisboa, no entanto as circunstâncias não o permitiram”.
“Todos sabemos como o Norte é forte e unido quando todos lutam pelo mesmo e achei que o evento ia ter uma boa adesão, mas nunca pensei que fosse em tão pouco tempo”, admite a estudante do Porto.
Francisca criou o evento às 11h30, e pelas 16h30 contava com 7.940 adesões.
Deixe um comentário