O Brasil sagrou-se pela primeira vez campeão olímpico de futebol, ao vencer a Alemanha, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 registado no prolongamento, na final disputada no Rio de Janeiro.
Desta vez, o Brasil não tremeu, a selecção não vacilou, não houve maracanazo, e a vitória sobre a Alemanha quase que soube a “vingança”.
Após um empate a 1-1 no tempo regulamentar, a equipa brasileira marcou todos os pontapés da marca de grande penalidade, e tornou-se Campeã olímpica de futebol.
No “seu” Estádio do Maracanã, Neymar marcou o penalti decisivo, com o resultado em 5-5, logo depois de Wewerton ter defendido o penalti de Nils Petersen.
O mesmo Neymar, aos 27 minutos, tinha inaugurado o marcador da partida, na marcação de um livro direto.
Na segunda parte, aos 59 minutos, Maximilian Meyer igualou a partida, fixando o resultado dos 90 minutos, que se manteria até final do prolongamento.
Esta é a primeira vez que o Brasil conquista o Ouro olímpico no futebol.
Nas olimpíadas de 1984, 1988 e 2012 o Brasil ganhou a Medalha de Prata, depois de perder as respectivas finais com a França, a então União Soviética e o México.
Em 1996, a equipa brasileira ganhou a Medalha de Bronze com uma vitória por 5-0 sobre Portugal, e obteve a mesma classificação em 2008, derrotando a Bélgica por 3-0.
A Alemanha, que nunca ganhou o ouro enquanto nação unificada, ficou com a medalha de prata, enquanto o bronze foi para a Nigéria, que venceu as Honduras por 3-2.
ZAP / Futebol 365
Deixe um comentário