A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo disciplinar a um dos polícias que, no sábado, antes do início do jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Benfica, agrediu um dos adeptos.
“Pelas 19:52 horas, aquando da detenção de um dos cidadãos, nas imediações do Estádio da Luz e antes do início do jogo, aparentemente um dos polícias usou a força pública de forma que poderá constituir infração disciplinar, por contrariar as normas sobre os limites ao uso de meios coercivos em vigor na PSP”, refere a Direção Nacional da PSP.
Segundo a Direção Nacional, após o visionamento das imagens da ocorrência, divulgadas por diversos órgãos de comunicação social, antes do Benfica-FC Porto que terminou empatado a 1-1, “foi imediatamente determinada a instauração de processo disciplinar para apurar todas as circunstâncias da ocorrência”.
Nos termos do Regulamento Disciplinar da PSP, o processo disciplinar corre os seus trâmites na Unidade Especial de Polícia (UEP).
“Apesar do episódio referido, a PSP salienta o desempenho de todos os seus polícias envolvidos nesta operação de segurança, nomeadamente os da UEP, que permitiram que um policiamento complexo a um jogo de futebol de risco elevado, tivesse decorrido dentro da normalidade possível e sem a ocorrência de lesões graves para qualquer dos intervenientes”, refere a mesma nota.
A PSP fez no sábado um balanço final de onze detenções considerando que estes adeptos tiveram comportamentos que consubstanciaram práticas ilegais ou crimes.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário