Cristiano Ronaldo foi o grande protagonista do Real Madrid após a conquista da terceira Liga dos Campeões europeus consecutiva, mas não pelas melhores razões. As declarações insinuando um adeus ao clube espanhol fizeram mossa no balneário e entre os adeptos, e podem ser a gota de água final numa relação de amor-ódio com 9 anos.
Para variar, Ronaldo não foi protagonista no relvado, na final da Liga dos Campeões que o Real Madrid ganhou ao Liverpool, por 3-1. Mas foi definitivamente a personagem principal do clube espanhol, no rescaldo do jogo, e pelas piores razões, recebendo críticas de adeptos e dos próprios colegas de equipa.
Tudo porque deu a entender que está de saída do Real Madrid ainda em pleno Estádio de Kiev, na Ucrânia, onde se disputou a final da Champions League, a meio das celebrações.
“Foi muito bonito jogar no Real Madrid”. As palavras do capitão da Selecção Portuguesa caíram como “um balde de água gelada” na festa e “indignaram todos os sectores do madridismo”, diz o jornalista do Sport, Alejandro Alcázar, num artigo de opinião onde fala da “chantagem de Cristiano Ronaldo” e da “antologia do disparate”.
Ainda em pleno Estádio de Kiev, Ronaldo recebeu um puxão de orelhas de Sergio Ramos, o capitão do Real Madrid. “Cris não estiveste bem, não era o momento adequado para falar”, terá dito o jogador espanhol ao português, segundo a Marca. “Tens que dar um passo atrás e nós vamos ajudar-te”, terá acrescentado Sérgio Ramos.
E foi isso mesmo que Ronaldo parece ter feito, acabando a colocar água na fervura e assumindo, já depois de ter passado pelo balneário, que “talvez não tenha sido a melhor altura para falar”. “Mas não vou esconder”, alertou, prometendo novidades para quando chegar aos trabalhos da Selecção Portuguesa, a 4 de Junho próximo.
Estava “à espera do seu momento para se vingar”
Mas afinal, o que é que se passa com Ronaldo? “O amor de Florentino por Neymar foi a faísca que fez explodir Cristiano Ronaldo”, responde o jornal El Confidencial, notando que a insistência do presidente do Real Madrid em contratar o brasileiro do Paris Saint-Germain (PSG) leva o jogador português a querer sair.
Esta publicação lembra que Ronaldo anda a “acumular a raiva” que sente há algum tempo no Real Madrid, e se não sair neste Verão, sairá no próximo.
“Não se sente valorizado por Florentino Pérez” e estava “à espera do seu momento para se vingar”, aponta o El Confidencial.
O jornal AS chegou a noticiar que Florentino terá, já neste ano, oferecido a Ronaldo um novo contrato, com um aumento de 9 milhões de euros, mas estipulado por objectivos, o que o craque terá considerado uma ofensa. É que, apesar dos seus 33 anos, ele já disse que sente ter 23 anos de idade biológica, como calculou um estudo.
Além disso, o facto de Messi ganhar no Barcelona quase o dobro do que ele ganha – o argentino aufere 49,7 milhões de euros líquidos por temporada contra apenas 26 milhões de euros de Ronaldo – é um dos pontos de saturação. E até Neymar ganha mais do que Ronaldo, com um salário de 36,9 milhões de euros no PSG.
O facto de Florentino estar disposto a levar Neymar para Madrid, com um vencimento idêntico ao de Ronaldo ou superior, agudizou o mal-estar do craque português.
“O problema não é o dinheiro, não tenho problemas de dinheiro”, como já disse o próprio Ronaldo. É uma questão de estatuto para um jogador que, em nove anos, bateu todos os recordes no Real Madrid. E começa a surgir a ideia de que pode vir a bater mais um, como a transferência mais cara de sempre.
Florentino Pérez, que mantém uma relação tensa com o português, estará receptivo a transferir a grande estrela – e o grande abono de família – do Real Madrid e terá o foco apontado a Neymar.
Em Itália, especula-se até que Florentino estará a “cozinhar” uma troca entre Ronaldo e Neymar. E há rumores de que Jorge Mendes, o empresário de Ronaldo, estará a negociar com o PSG uma transferência por algo como 250 milhões de euros!
O Manchester United, o clube de onde Ronaldo saiu para o Real Madrid, em 2009, por 94 milhões de euros, é outra das possibilidades para o seu futuro. Mas no imediato, Gareth Bale, o galês que Ronaldo atirou para a sombra no Real Madrid, é o mais provável reforço da equipa de José Mourinho.
Ronaldo “vai conseguir exactamente o que quer”
Se o enigma em torno do futuro de Ronaldo está a acender o mercado de transferências, também é certo que há quem ache que esta “novela” vai acabar sem grandes novidades, com o craque a manter-se mais uma temporada como o “rei” de Madrid.
“Estava aborrecido porque não marcou golos, não foi protagonista na final e sentia que se lhe escapou a Bola de Ouro”, assim comenta o treinador Fabio Capello as declarações de Ronaldo, em entrevista ao AS.
Já o jornalista Rob Train, do ESPN Deportes, constata que Ronaldo “queria garantir que ia aparecer em todas as capas dos meios desportivos espanhóis na manhã seguinte”, “roubando o protagonismo a Gareth Bale”, o grande herói do Real Madrid no jogo.
Ou então, está mesmo desejoso de um novo desafio profissional, até porque “falta pouco para conseguir no Real, além de igualar o recorde de seis Taças Europeias de Paco Gento com o mesmo clube”, frisa o dito Rob Train.
O que é certo é que Ronaldo “vai conseguir exactamente o que quer neste Verão”, conclui o mesmo jornalista. Só não se sabe ainda bem o que é que ele quer…
[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]
Deixe um comentário