A página “Mercado do Benfica” publicou novos e-mails relacionados com o clube das águias. Desta feita, a mensagem é do diretor financeiro da SAD do Benfica, Miguel Moreira.
Dois dias após a detenção do hacker Rui Pinto, continua a tradição de o Mercado do Benfica publicar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. Os documentos foram carregados na Internet no dia 8 de janeiro.
Rui Pinto, detido na quarta-feira, confessou ter ligações ao Football Leaks. A Polícia Judiciária está a agora a investigar o hacker por suspeitas de ter roubado informações confidenciais ao Benfica.
O blog costumava partilhar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. E o mês de janeiro não foi exceção. Às 18h00 de sexta-feira, um novo e-mail foi revelado na página.
Rui Pinto ficou em prisão domiciliária. Mas visto que o alegado hacker foi detido esta quarta-feira na Hungria e as publicações continuaram, surge a dúvida sobre se Rui Pinto é mesmo o homem por detrás do “Mercado de Benfica” ou se existem outros hackers envolvidos nas fugas de informação.
De acordo com o Jornal de Notícias, os documentos vindos a público esta sexta-feira já tinham sido carregados na página a 8 de janeiro, dez dias antes de serem revelados na página. É, por isso, possível que Rui Pinto tenha agendado a publicação.
De acordo com as declarações dos advogados de Rui Pinto, “existe uma cooperação ativa entre Rui Pinto e o Parquet National Financier”, o departamento do Ministério Público francês que investiga crimes financeiros.
Os advogados também avançaram que vão pedir o estatuto de delator — como o caso de Edward Snowden, por exemplo — porque “o senhor Rui Pedro Gonçalves Pinto tornou-se num importante denunciante europeu no âmbito dos chamados Football Leaks, relembrando-se que muitas revelações feitas ao abrigo destas partilhas de informação estiveram na origem da publicação, durante vários anos, de notícias que deram lugar à abertura de muitas investigações em França e noutros países europeus”.
Rui Pinto foi detido na Hungria. O alegado pirata informático terá roubado e divulgado correspondência eletrónica do Benfica. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.
A identidade do hacker foi adiantada em setembro pela Sábado. Segundo a revista, Rui Pinto tem 30 anos, operava a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez, depois de desviar 270 mil euros de um banco.
O jovem hacker português é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.
Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.
Rui Pinto terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário