Estudos mostram que, quando expostos ao mesmo tipo de pressão, Neymar e Ronaldo reagem de maneira diferente. Neymar tende a fracassar, enquanto que CR7 não vacila.
É sabido que nem todas as pessoas reagem bem quando se encontram sob pressão— até mesmo alguns dos melhores jogadores do mundo. No entanto, Ronaldo parece ser exceção à regra, segundo relata o Business Insider.
Segundo um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade belga de KU Leuven, citado pelo Insider, Cristiano Ronaldo é “imune” à pressão, enquanto Neymar parece ter dificuldades em lidar com a mesma.
O astro português, que é comparado a atletas como Novak Djokovic e Stephen Curry, mostra ter uma enorme capacidade de tomar decisões sob pressão.
“As nossas análises mostram, por exemplo, que Cristiano Ronaldo não cede à pressão: a sua performance é constante. Neymar, por outro lado, parece vacilar sob stresse. Ele toma piores decisões quando se encontra sob muita pressão”, explica um dos autores do estudo, Jan Van Haaren.
O estudo teve em conta mais de sete mil jogos de sete diferentes competições para determinar como é que os futebolistas profissionais lidavam com a pressão. Os resultados completos são apresentados apresentados na MIT Sloan Sports Analytics Conference, em Boston.
Apesar dos dotes de Ronaldo, o português não é o melhor no que toca a gerir a pressão em momentos importantes. O avançado do Manchester City, Sergio Agüero, é o destacado no grafismo elaborado pelos investigadores da KU Leuven.
Quando sob pressão, o argentino parece ter uma melhor capacidade de tomar decisões e melhor execução. Dos jogadores analisados, destaca-se pela negativa Dele Alli, do Tottenham.
Este tipo de informação, segundo um dos investigadores, pode ser muito importante para os clubes. “Se um clube está disposto a pagar milhões por um novo jogador, é importante saber quão imune esse jogador é ao stresse“, disse Lotte Bransen.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”https://www.businessinsider.com/neymar-buckles-under-same-pressure-cristiano-ronaldo-thrives-on-2019-2″ source=”Business Insider”]
Deixe um comentário