As linhas de fora de jogo vão ser implementadas no sistema de videoárbitro na próxima época de futebol, revelaram, esta segunda-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
“Depois de um processo de estudo com resultados positivos, a FPF e a LPFP, esta em articulação com os clubes participantes na I Liga em 2019/20, decidiram implementar esta ferramenta”, refere a nota, enviada à agência Lusa.
Os dois organismos explicam ainda que se inicia agora uma “fase de reajustes técnicos das condições estruturais e logísticas que garantam que o sistema ficará operacional no arranque da próxima época”.
FPF e LPFP acrescentam que, ao darem mais este passo, os dois organismos disponibilizam os recursos necessários, “de forma a corresponder às exigências da competição“.
O videoárbitro é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para comunicação. Os videoárbitros não fazem atualmente parte das regras do jogo. O VAR teve a sua estreia nas principais competições portuguesas de futebol em 2017/18, tendo funcionado, durante duas temporadas, sem as linhas de fora de jogo.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário