VAR vai ter linhas de fora de jogo na próxima época em Portugal

As linhas de fora de jogo vão ser implementadas no sistema de videoárbitro na próxima época de futebol, revelaram, esta segunda-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

“Depois de um processo de estudo com resultados positivos, a FPF e a LPFP, esta em articulação com os clubes participantes na I Liga em 2019/20, decidiram implementar esta ferramenta”, refere a nota, enviada à agência Lusa.

Os dois organismos explicam ainda que se inicia agora uma “fase de reajustes técnicos das condições estruturais e logísticas que garantam que o sistema ficará operacional no arranque da próxima época”.

FPF e LPFP acrescentam que, ao darem mais este passo, os dois organismos disponibilizam os recursos necessários, “de forma a corresponder às exigências da competição“.

O videoárbitro é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para comunicação. Os videoárbitros não fazem atualmente parte das regras do jogo. O VAR teve a sua estreia nas principais competições portuguesas de futebol em 2017/18, tendo funcionado, durante duas temporadas, sem as linhas de fora de jogo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *