O treinador Luís Castro deixou o Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, e vai orientar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com um contrato válido por duas épocas, confirmaram esta quarta-feira os dois clubes.
O técnico, de 57 anos, vai treinar uma equipa que vai participar na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época e que venceu o campeonato e a Taça da Ucrânia nas últimas três épocas, sob o comando do também português Paulo Fonseca, terça-feira oficializado como treinador da Roma, da ‘Série A’ italiana.
Com Luís Castro, também deixam o Vitória os adjuntos Vítor Severino, Filipe Celikkaya e José Roque. Por opção, mantém-se no Vitória o também adjunto Vítor Martins.
Em comunicado, o Vitória de Guimarães agradeceu a Luís Castro e à sua equipa técnica, desejando ainda “felicidades pessoais e profissionais” para o técnico.
Esta vai ser a primeira experiência de Luís Castro fora de Portugal, depois de, na temporada anterior, ter conduzido a equipa vitoriana ao quinto lugar da I Liga portuguesa e ao consequente apuramento para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.
No ativo desde 1999/00, quando iniciou a carreira no Águeda, o treinador natural de Vila Real orientou mais três clubes no principal campeonato português – Penafiel (2004/05 e 2005/06), Rio Ave (2016/17) e Desportivo de Chaves (2017/18).
Luís Castro cumpriu ainda 10 épocas no FC Porto, como coordenador da formação, até 2012/13, como treinador da equipa B, ao serviço da qual alcançou um título da II Liga, em 2015/16, e ainda como técnico da equipa principal, na temporada 2013/14, após ter substituído precisamente Paulo Fonseca – os ‘dragões’ foram terceiros na I Liga.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário