O “super-agente” Jorge Mendes vendeu mais de mil milhões de euros em transferências de jogadores de equipas portuguesas para o estrangeiro, escreve o Jornal de Notícias esta quarta-feira.
De acordo com as contas do diário, desde 2004, Jorge Mendes esteve envolvido em transferências que renderam em Portugal 1.113,8 milhões de euros.
No que toca a comissões, o empresário terá encaixado 113 milhões de euros nos últimos 15 anos, segundo os mesmos cálculos apresentados pelo matutino.
Os primeiros nomes a constar deste ranking, na época 2004/2005, são os de Ricardo Carvalho (que saiu do FC Porto para o Chelsea por 30 milhões), de Deco (do FC Porto para o Barcelona por 21 milhões), de Paulo Ferreira (do FC Porto para o Chelsea por 20 milhões), de Carlos Alberto (do FC Porto para o Corinthians por 6 milhões) e de Tiago (do Benfica para o Chelsea por 15 milhões).
Os nomes mais recentes são os de Jiménez (38 milhões) e de Rui Patrício (19 milhões) – futebolistas saíram do Benfica e do Sporting para o Wolverhampton -, e de João Carvalho (do Benfica para o Nottingham Forest por 15 milhões).
João Félix, que tem sido dado como certo no Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, pode ser o próximo português a juntar-se a esta lista. A confirmar-se a venda do jovem de 19 anos, recorde-se, a maior venda do futebol português, que pertence à transferência de Hulk do FC do Porto para o Zenit (60 milhões), pode ser batida.
Os negócios e as vendas de Jorge Mendes conquistaram a confiança de vários clubes da liga inglesa, espanhola, russa e francesa, nota ainda o JN.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário