Stéphanie Frappart vai apitar a Supertaça Europeia entre Chelsea e Liverpool. É a primeira vez que uma árbitra vai apitar a final de uma competição europeia de futebol masculino.
Dia 14 de agosto vai fazer-se história no futebol mundial. Uma equipa de arbitragem predominantemente feminina, liderada por Stéphanie Frappart, vai apitar a final da Supertaça Europeia, em Istambul. Esta temporada, a francesa já se tinha tornado na primeira mulher a arbitrar na Ligue 1.
A árbitra, internacional desde 2009, foi a escolhida pela UEFA para o jogo entre o vencedor da Liga dos Campeões, o Liverpool, e o vencedor da Liga Europa, o Chelsea. Frappart esteve também no Campeonato do Mundo de futebol feminino, onde arbitrou a final entre Estados Unidos da América e Holanda.
O único homem na equipa de arbitragem será o quarto árbitro Cuneyt Cakir. As árbitras-assistentes serão a francesa Manuela Nicolosi e a irlandesa Michelle O’Neill. Não só é a primeira vez que uma árbitra apita a final da Supertaça Europeia, como é a primeira vez que uma mulher apita uma final de uma qualquer competição europeia de futebol masculino.
“Já afirmei em várias ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites e congratulo-me com o facto de Stéphanie Frappart ter sido nomeada para a Supertaça Europeia deste ano, juntamente com as árbitras-assistentes Manuela Nicolosi e Michelle O’Neill”, afirmou Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA.
“Como organização, damos a maior importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que a qualidade e a devoção que Stéphanie demonstrou ao longo da sua carreira para alcançar este nível sirvam de inspiração para milhões de raparigas e mulheres na Europa, e lhes mostre que não deve haver barreiras para se cumprir um sonho”, acrescentou.
Roberto Rosetti, responsável pela arbitragem da UEFA, disse que a nomeação de Frappart é completamente merecida e que provou ao longo dos anos ser uma das melhores árbitras do mundo.
“Tem capacidade para arbitrar nos grandes palcos, como provou na final do Campeonato do Mundo Feminino deste ano. Espero que este jogo em Istambul lhe proporcione mais experiência numa altura em que entra no auge da sua carreira”, disse Rosetti.
Frappart junta-se assim ao grande nome de Nicole Petignat, a árbitra helvética que dirigiu três jogos da fase de qualificação da antiga Taça UEFA, entre 2004 e 2009.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Deixe um comentário