A ucraniana Daria Bilodid, atleta do Sporting, sagrou-se campeã do mundo de judo, na categoria -48 kg, pela segunda vez, ao defender o título nos Mundiais que decorrem até 1 de setembro, em Tóquio.
Com apenas 18 anos, Bilodid era já a mais nova campeã mundial da história do judo, conseguindo neste domingo novo feito em Tóquio, a um ano dos Jogos Olímpicos que também vão decorrer na capital japonesa.
Agora, Bilodid é também a mais nova bicampeã de sempre, depois de bater na final a japonesa Funa Tonaki, campeã do mundo em 2017, por “waza-ari”, numa reedição da final de 2018, em Baku.
O Sporting congratulou a atleta contratada em outubro de 2018 através do site oficial, com a coordenadora do gabinete olímpico dos “leões” Sílvia Saiote, a destacar o “bom presságio para Tóquio2020, não só para a Daria, mas também para os restantes atletas” em fase de apuramento olímpico.
Bilodid ganhou o seu primeiro título mundial e, no processo, quebrou o recorde de se tornar a mais jovem campeã mundial de judo aos 17 anos de idade.
A judoca derrotou ex-oponentes: o ex-medalhista de bronze olímpico e mundial, Galbadrakhyn Otgontsetseg por ippon; ex-campeã olímpica e campeã mundial, Paula Pareto da Argentina nas semifinais de waza-ari.
Nas finais, enfrentou a adversária final do Grand Slam de Paris, Funa Tonaki, que derrotou com a sua marca ouchi gari por ippon às 1:59 da competição, ganhando o ouro no Campeonato Mundial de Judo de 2018 em Baku, Azerbaijão.
Bilodid é filha do também judoca Gennadiy Bilodid.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário