Virgil van Dijk eleito jogador do ano da UEFA. É o primeiro defesa a ganhar o troféu

Cristiano Ronaldo foi superado por Virgil van Dijk, esta quinta-feira, na disputa do galardão de melhor jogador das competições da UEFA em 2018/19.

Virgil Van Dijk conquistou o prémio de Melhor Jogador do Ano da UEFA e Cristiano Ronaldo foi o segundo classificado. O central do Liverpool e da seleção holandesa venceu o prémio individual pela primeira vez.

Cristiano Ronaldo, que já recebeu esta distinção três vezes (2013/14, 2015/16 e 2016/17), é o segundo mais votado pelo segundo ano consecutivo, já que em agosto do ano passado ficou atrás do médio croata.

Lionel Messi, do Barcelona e da seleção argentina e vencedor do troféu em duas ocasiões (2010/11 e 2014/15), foi agora o terceiro classificado.

O holandês torna-se assim o primeiro defesa a ser considerado o melhor jogador da UEFA e o primeiro defesa desde 2006, quando o italiano Fabio Cannavaro conquistou a Bola de Ouro, a ganhar um prémio individual aberto a todas as posições no relvado.

“Agradeço aos meus colegas de equipa. Sem eles não teria conseguido o que consegui. Foi um caminho longo mas é parte da minha jornada, é parte do que eu sou. Precisava de ter passado por tudo isto, tive de batalhar. Estou muito orgulhoso por receber este troféu”, disse.

Como jogadora do ano da UEFA foi eleita a defesa-direita inglesa Lucy Bronze, que alinha nas francesas do Lyon, tendo superado outras duas companheiras da equipa que conquistou a Liga dos Campeões feminina, a norueguesa Ada Hegerberg e a francesa Amandine Henry.

Van Dijk foi eleito ainda o defesa do ano. O prémio de guarda-redes foi para o brasileiro Allison Becker, do Liverpool, o de médio para o holandês Frenkie de Jong, do Barcelona, e o do avançado para Messi. Eric Cantona venceu o prémio Presidente da UEFA.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *