O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions.
O Conselho da FIFA reúne-se esta quinta-feira em Shangai e deverá aprovar a realização do primeiro Super Mundial de Clubes. A primeira edição da competição deverá ser em 2022 e está já a entusiasmar vários adeptos que anseiam ver as maiores equipas do mundo a baterem-se pelo título.
Apesar do entusiasmo, a competição pode começar com uma baixa de peso. Caso não vença a Liga dos Campeões numa das próximas duas edições, o Barcelona pode ficar de fora. De acordo com o Record, o emblema catalão não reúne nenhum dos critérios necessários para se qualificar para a competição.
Segundo o regulamento, a Europa estará representada por oito equipas no Super Mundial de Clubes, que serão os vencedores das últimas quatro competições europeias de clubes (Liga dos Campeões e Liga Europa). Como tal, o Barcelona, que venceu a Champions pela última vez na edição de 2014/15, corre o risco de ficar de fora.
Atualmente, as equipas europeias que cumprem os requisitos necessários são o Real Madrid, o Liverpool, o Atlético de Madrid e o Chelsea.
Caso uma equipa vença por duas vezes uma das provas europeias, o lugar no Super Mundial de Clubes será ocupado por uma equipa qualificada por ranking continental. Esta é outra forma que, por exemplo, o emblema ‘Blaugrana’ se pode qualificar.
Os restantes continentes também estarão representados nesta ‘super-competição’. Da América do Sul vão qualificar-se seis equipas, três de África, Ásia e América do Norte, e a Ocêania terá apenas um representante.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Deixe um comentário