Jorge Jesus viveu um fim-de-semana de sonho no Brasil e admite que, depois do Mundial de clubes, o seu objetivo passa por chegar a um grande clube europeu. O regresso a Portugal é “uma porta cada vez mais fechada”.
Dois títulos de grande importância em menos de 24 horas. Um dia depois da conquista da Taça Libertadores, com um triunfo sobre o River Plate por 2-1, o Flamengo garantiu, mesmo sem jogar, o sétimo Brasileirão da sua história, beneficiando da derrota do Palmeiras em casa com o Grémio.
O ‘mengão’ selou o sexto título da sua história, e o primeiro desde 2009, com quatro jornadas por disputar, num trajeto iniciado por Abel Braga e finalizado por Jorge Jesus. O técnico recebeu a equipa no terceiro lugar, atrás do Palmeiras e do Santos, mas não demorou a ultrapassá-los e a ganhar grande avanço.
Jesus, que ainda pode ganhar o Mundial de clubes, numa prova em que terá o Liverpool como adversário, fez história, pois nenhum técnico luso havia arrebatado um campeonato na América do Sul e só dois haviam triunfado no continente americano.
Guilherme Farinha venceu dois títulos na Costa Rica, ao serviço do Alajuelense, em 1999/00 e 2000/01, enquanto Pedro Caixinha sagrou-se campeão mexicano em 2014/15, ao comando do Santos Laguna.
Milhares de adeptos do Flamengo invadiram as ruas do Rio de Janeiro para receber a equipa, com os jogadores e o técnico português a serem saudados efusivamente pela multidão ao desfilarem num autocarro descapotável.
“Não há nenhum clube como este no mundo. Não me refiro à questão meramente desportiva, porque na verdade não ganham muitos títulos, mas em termos de adeptos, de torcedores, de paixão, são-no. Acabamos contagiados por tanto amor, por tanta paixão“, afirmou Jesus em declarações ao jornal A Bola.
https://www.youtube.com/watch?v=4VlJBeseYZw
Questionado pelo mesmo jornal se iria ficar no Brasil, o técnico de 65 anos diz que não está a pensar nisso para já e admite que as portas para regressar a Portugal “estão cada vez mais fechadas”, até porque o objetivo é chegar a um grande clube europeu.
“Vou lutar por isso, é o meu objetivo”, garantiu Jesus ao jornal desportivo.
Porém, de acordo com o Record, o Flamengo ainda não desistiu e estará disposto a quase duplicar o salário de Jesus, com os 3,5 milhões de euros líquidos que Jesus aufere a poderem transformar-se em seis milhões de euros. Segundo o que o jornal conseguiu apurar, o ‘Fla’ vai colocar em cima da mesa das negociações dois anos de contrato.
O técnico português tem vínculo com a formação carioca até junho de 2020, mas há uma cláusula no contrato que lhe permite sair em dezembro.
Depois de um fim-de-semana de sonho, o clima de festa no Rio só ficou estragado pelos confrontos entre a polícia e os adeptos, com pedras, garrafas de cerveja e outros objetos a serem arremessados contra as autoridades.
A polícia disparou balas de borracha para dispersar os ‘torcedores’, tendo conseguido colocar um ponto final nos distúrbios. Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário