O antigo comissário e uma das figuras mais emblemáticas da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) David Stern morreu esta quarta-feira, aos 77 anos, em consequência de uma hemorragia cerebral sofrida em 12 de dezembro, informou a NBA.
“O comissário emérito David Stern morreu esta quarta-feira após o meio-dia, em consequência da hemorragia cerebral que sofreu há três semanas”, escreveu a NBA, em comunicado. O incidente aconteceu a 12 de dezembro e, dias depois, o filho Eric disse, em declarações à CNN, que o pai não voltara a recuperar a consciência.
https://twitter.com/NBA/status/1212482253105876995
Magic Johnson foi uma das lendas que recorreu ao Twitter para partilhar a tristeza pela morte de Stern, lembrando ainda dois momentos históricos. “Quando anunciei em 1991 que tinha SIDA, as pessoas pensavam que podiam apanhar o vírus se me apertassem a mão. Quando o David me permitiu jogar em 1992 no All Star Game em Orlando e depois nos Olímpicos, conseguimos mudar o mundo”.
https://twitter.com/MagicJohnson/status/1212506574243147778
O antigo comissário da NBA foi incluído no Salão da Fama do Memorial de basquetebol Naismith em 2014, tendo desempenhado as funções entre 1984 e 2014, uma carreira de 30 anos na qual ajudou da dar forma à atual NBA e a convertê-la numa autêntica “multinacional”.
Durante a sua supervisão, a NBA incluiu sete novas equipas e mudou outras seis franquias, sendo ainda considerado o verdadeiro promotor e impulsionador da globalização do basquetebol profissional norte-americano.
Stern e o ex-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, foram também os artífices da chegada das grandes estrelas da NBA aos Jogos Olímpicos de verão, com destaque para o histórico “Dream Team”, que se estreou nos Jogos Barcelona92, nos quais conquistaram a medalha de ouro.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]
Deixe um comentário