Um onze com as maiores vendas do FC Porto permitiu um encaixe de 365 milhões de euros aos cofres portistas. Esta equipa daria aos ‘dragões’ um lugar entre as melhores equipas da Europa.
Ainda esta semana, a imprensa inglesa destacou um onze de antigas estrelas do Benfica que “lutaria pela Liga dos Campeões” e em que foram encaixados 465 milhões de euros. O ZAP decidiu investigar o onze das maiores vendas do FC Porto e, pelo resultado final, percebe-se que os ‘dragões’ também não teriam dificuldades em ombrear com os ‘gigantes’ do futebol europeu.
Com estes onze jogadores, o emblema portista conseguiu um encaixe de 365 milhões de euros. A mais humilde das vendas foi a de Vítor Baía ao Barcelona, em 96/97, que rendeu 6,5 milhões de euros aos cofres ‘azuis e brancos’.
A defesa foi a principal fonte de lucro do clube e nela perfilam alguns jogadores de alto gabarito. Éder Militão, vendido na última temporada por 50 milhões ao Real Madrid, é a venda mais cara de sempre do FC Porto e divide o centro da defesa com Mangala. O francês acabou por nunca atingir o seu potencial, mas foi vendido por 45 milhões de euros — a segunda venda mais cara.
Nas alas, Danilo e Alex Sandro fizeram outrora uma dupla de sucesso no Estádio do Dragão e foram vendidos por 31,5 e 26 milhões de euros, respetivamente.
O meio-campo do Porto é o setor mais humilde e fragilizado, contando com um flop do clube e um jovem talentoso que acabou por desiludir em Manchester. Imbula foi vendido por 24,25 milhões após uma temporada desapontante em Portugal e Anderson foi vendido ao United com rótulo de craque, por 31,5 milhões de euros.
O destaque vai para João Moutinho, que já perto do fim da sua carreira ainda continua a brilhar no Wolverhampton de Nuno Espírito Santo. Na altura, em 2013/14, Moutinho foi vendido por 25 milhões de euros.
O ataque desta equipa concetual também traz boas lembranças aos adeptos portistas. Hulk e James na linhas, e Falcao no meio, trazem memórias de tempos áureos da conquista de campeonatos e da Liga Europa. Todos eles foram vendidos por verbas elevadas: Hulk foi para o Zenit por 40 milhões, James para o Mónaco por 45 milhões e Falcao para o Atlético de Madrid, também por 40 milhões de euros.
Há ainda jogadores vendidos por grandes valores que não conseguiram um lugar nesta equipa. André Silva, Jackson Martínez e Ricardo Carvalho são alguns dos portistas vendidos por mais de 25 milhões de euros que não conseguiram lugar no onze.
[sc name=”assina” by=”DC, ZAP” url=”” source=””]
Deixe um comentário