Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

Tochas, potes de fumo e petardos invadiram Alvalade durante o dérbi entre Sporting e Benfica

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica.

“A Liga Portugal lamenta profundamente o sucedido esta noite, no Estádio de Alvalade, sendo situações como esta, que têm sido uma constante nas últimas semanas nos nossos estádios, que mostram que uma pequena franja de adeptos estraga um espetáculo destinado a todos e prejudica os verdadeiros protagonistas, que são os jogadores”, escreveu a LPFP, em comunicado.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, onde o Benfica venceu por 2-0, o jogo esteve mais de cinco minutos interrompido no início da segunda parte, devido ao arremesso de artefactos pirotécnicos para o relvado pelos adeptos dos leões.

“Face aos últimos acontecimentos relacionados com os artefactos de pirotecnia que têm deflagrado nos estádios, com efetivo impacto no decorrer do jogo, e colocando, em muitas situações, em causa a integridade física e a segurança de adeptos de todas as idades, o futebol não vai ficar refém de um conjunto de pessoas que, sem rosto, mancham o nome dos clubes e dos seus fiéis e reais adeptos”, acrescentou a Liga.

Face a mais este episódio, a Liga “exige que as revistas feitas aos adeptos na entrada para os estádios sejam mais rigorosas e eficazes, de forma a acabar, definitivamente, com a entrada de objetos perigosos e proibidos nos recintos desportivos”.

“Neste desiderato, o presidente da Liga, Pedro Proença, enviou, já no decorrer da presente semana, uma comunicação ao ministro da Administração Interna [Eduardo Cabrita], solicitando, com caráter de urgência, uma reunião para analisar a situação e encontrar medidas eficazes para combater este flagelo”, finaliza o comunicado da LPFP.

Pedro Proença esteve presente na tribuna do Estádio José Alvalade a assistir ao dérbi da 17.ª e última jornada da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol.

Recorde-se que, ainda na semana passada, o presidente dos leões, Frederico Varandas, esteve reunido com o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e o secretário de Estado adjunto da Administração Interna, Antero Luís, devido aos recentes episódios de violência no futebol.

Segundo o jornal Público, este tipo de incidentes colocou mais pressão à Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), criada depois do ataque à Academia de Alcochete.

Fonte desta autoridade adiantou ao diário que, esta sexta-feira, três adeptos das claques leoninas e das águias foram proibidos de entrar no Estádio José Alvalade.

Entretanto, fonte ministerial disse à Lusa que o Governo, “através das áreas governativas da Administração Interna e do Desporto”, está disponível para reunir com a LPFP na próxima semana.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *