O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro.
Depois de toda a polémica a envolver Marega, FC Porto e Vitória SC, relativamente a insultos racistas que levaram o jogador a abandonar o terreno, sabe-se agora que os adeptos portistas estão também eles a serem acusados de racismo contra Abdu Conté, jogador do Moreirense.
De acordo com o jornal A BOLA, estão em causa alegados insultos racistas e xenófobos dirigidos por adeptos do FC Porto a Abdu Conté, defesa guineense do Moreirense. Os insultos terão sido dirigidos na partida entre os dois clubes, no dia 10 de janeiro.
O relatório policial redigido pelo capitão do destacamento da Guarda Nacional Republicana responsável pela segurança da partida em questão levou o Conselho de Disciplina a instaurar um processo contra o emblema ‘azul e branco’.
Segundo o MaisFutebol, o dossier está nesta altura na Comissão de Instrutores da Liga, que tem a responsabilidade de fazer toda a instrução do processo: recolher provas, ouvir testemunhas e elaborar uma proposta de decisão.
O jogador, o representante da GNR, os delegados do jogo e o árbitro já foram chamados a prestar declarações para aferir a veracidade das acusações. Sem provas concretas, no entanto, o Conselho de Disciplina não poderá intervir e punir os portistas.
Um eventual castigo pode ir desde a realização de jogos à porta fechada a multas entre 20.400 euros e 102 mil euros.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário