A UEFA reúne-se, esta terça-feira, com as suas 55 federações e também com representantes de clubes, ligas e jogadores para discutir as medidas a tomar devido ao surto da Covid-19, que parou o futebol na Europa.
Em Nyon, na Suíça, através de videoconferência, vai estar em cima da mesa o possível adiamento do Euro 2020, provavelmente para 2021, e soluções para os campeonatos e competições europeias, que abruptamente foram interrompidos durante o mês de março.
Na segunda-feira, a imprensa espanhola avançou que o organismo presidido pelo esloveno Aleksander Ceferin é a favor de que seja dada como terminada a temporada e que o título de campeão de cada liga seja atribuído à equipa que liderava a prova, na altura da suspensão. Isso significaria que, por exemplo em Portugal, o FC Porto seria o campeão da edição 2019/20 da I Liga.
Quanto à Liga dos Campeões e Liga Europa, as duas competições poderiam ser dadas como terminadas, sem qualquer vencedor.
No entanto, segundo o jornal desportivo A Bola, que cita a Sky Sports, está também em cima da mesa a possibilidade de se decidir os vencedores das competições europeias através de “mini-torneios”.
De acordo com o jornal, os quartos de final, as meias-finais e a final disputar-se-iam em duas cidades, no máximo, e num curto espaço de tempo.
Quanto aos campeonatos, e neste caso nas I e II Ligas portuguesas, avança o jornal Correio da Manhã que haverá a hipótese de um play-off entre os primeiros classificados, que decidisse o campeão e quem acederia à Europa, e outro play-off entre os últimos quatro classificados da I Liga e os quatro primeiros da II Liga, para determinar quem disputaria que prova em 2020/21.
A solução a adotar começa a ser discutida, esta quinta-feira, pela Comissão Permanente de Calendários da Liga de Clubes, quando já for conhecida a decisão da UEFA, adianta o mesmo jornal.
Segundo o CM, relativamente ao Europeu, há a possibilidade de que este seja adiado para dezembro deste ano, se a situação melhorar, uma vez que, em junho e julho do próximo ano, a FIFA pretende estrear uma versão do Mundial de Clubes com 24 equipas.
A reunião com representantes de clubes, ligas e jogadores está agendada para as 09h00, seguido do encontro às 12h00 com as 55 federações, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol. Durante a tarde, às 13h00, o Comité Executivo da UEFA também se reúne.
Hoje, em declarações ao jornal O Jogo, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reagiu às notícias de que o Benfica está a estudar os regulamentos e a defender que deve ser homologada a classificação da primeira volta.
“Para agradar aos papagaios e cartilheiros de Lisboa o que proponho é que o campeão seja decidido através dos jogos entre o primeiro e segundo classificados, com a condição de o título ser atribuído à equipa que tenha perdido esses dois jogos”.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário