Com o fantasma de uma eventual falha no cumprimento do fair play financeiro a pairar no Dragão, o FC Porto pode precisar de um perdão da UEFA para não falhar as competições europeias na próxima época.
A possibilidade de o FC Porto não vir a participar nas competições europeias na próxima temporada há muito que é falada. A preocupação adensa-se devido à pandemia de covid-19, que complica as contas do clube e aspirações de eventuais grandes vendas no mercado de verão.
Em causa está a situação financeira do clube, que pode ver o fair play financeiro roubar-lhe a presença na Liga dos Campeões ou Liga Europa. Os ‘azuis e brancos’ apresentaram um resultado negativo de 52 milhões de euros no primeiro semestre desta temporada. O clube justificou este prejuízo com a qualificação falhada para a Liga dos Campeões.
Se não houver ‘amnistia’ da UEFA por causa da covid-19, o FC Porto arrisca ficar fora das competições europeias em 2020/21. O clube tem de garantir transferências de jogadores que permitam pagar os 100 milhões de euros a que está obrigado pelo fair play financeiro. A notícia faz manchete, este terça-feira, na capa do Jornal i.
Para além do corte salarial de 40% devido à pandemia, que será eventualmente retribuído, a SAD portista anunciou que ia pedir em assembleia geral de obrigacionistas o adiamento por um ano do pagamento das obrigações no montante de 35 milhões de euros. O emblema do Dragão quer que a maturidade passe para 9 de junho de 2021, escreve o Sol.
Em abril, a SAD portista definiu uma nova estratégia para enfrentar o mercado e o fair play financeiro. A solução passa por vender, numa altura em que ninguém é intocável no plantel e que as portas estão abertas a propostas por qualquer um dos jogadores.
Entretanto, de acordo com o jornal A BOLA, o FC Porto vai aguardando por uma diminuição da pressão e alargamento do prazo da UEFA para atingir os valores necessários e evitar punições por incumprimento financeiro.
Em comunicado emitido em março, os ‘dragões’ desmentiram que a presença do clube na edição da próxima época da Liga dos Campeões esteja em risco devido aos resultados financeiros da SAD e à quebra do fair play financeiro.
“Face a declarações falsas difundidas na Comunicação Social, a Futebol Clube do Porto – Futebol SAD esclarece que a presença da sua equipa profissional de futebol na edição 2020/21 da Liga dos Campeões depende exclusivamente dos resultados desportivos da época em curso”, lê-se na nota divulgada.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário