A Liga italiana, suspensa desde março devido à pandemia de covid-19, terá de ser concluída até 20 de agosto e, caso haja necessidade, poderá ser decidida através de play-offs, anunciou a Federação Italiana de Futebol (FIGC).
Na sequência de uma reunião entre as altas esferas do futebol transalpino, a FIGC reforçou a intenção de retomar os três escalões profissionais em meados de junho, priorizando, desta forma, o “mérito desportivo como base para definir as competições, como previsto pelo COI [Comité Olímpico Internacional] e CONI [Comité Olímpico de Itália]”.
“A FIGC expressou a vontade de retomar e completar as competições nacionais profissionais, fixando o dia 20 de agosto como prazo para terminar a Serie A [primeiro escalão], a Serie B [segundo] e a Serie C [terceiro]”, informou a FIGC, através de comunicado divulgado no seu sítio oficial.
Contudo, o organismo já tem alternativas preparadas, caso as competições da temporada 2019/20 venham a ser novamente interrompidas ou até mesmo canceladas, devido à crise mundial de saúde pública.
Em caso de nova paragem temporária, as provas serão retomadas num “novo formato”, através de um play-off para definir os campeões das series A, B e C e as equipas que sobem de divisão, bem como um play-out, através do qual se decidirá quem desce.
Já no caso de a época ser definitivamente cancelada, as classificações serão definidas através de um “coeficiente objetivo” aplicado pela FIGC.
Após 26 jornadas, de um total de 38, a Juventus, de Cristiano Ronaldo, lidera o campeonato transalpino, com 63 pontos, contra 62 da Lazio, segunda colocada, e 54 do Inter de Milão, terceiro, que tem menos um jogo disputado.
Quanto à próxima temporada do futebol italiano, iniciar-se-á a partir de 1 de setembro.
Na segunda-feira, a FIGC anunciou que a Serie A, tal como a Taça de Itália, vão continuar suspensas até 14 de junho, depois de o Governo italiano ter prolongado a proibição da realização de eventos desportivos no país até essa data.
De resto, o ministro do Desporto anunciou que vai reunir-se, a 28 de maio, com os presidentes da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, e da Liga de clubes, Paolo dal Pino, “para definir uma data para o recomeço do campeonato“.
A Liga italiana foi interrompida a 9 de março, quando estavam decorridas 26 jornadas, devido à crise de saúde pública motivada pela pandemia de covid-19, que já matou 32.330 pessoas entre mais de 227 mil casos de infeção em Itália.
[sc name=”assina” source=”Lusa” ]
Deixe um comentário