Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pinzgau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar à Champions.
O FC Pinzgau Saalfelden é um emblema do terceiro escalão austríaco que dá a oportunidade aos seus adeptos de ter uma participação no clube por um pequeno valor ao alcance de quase todos.
É provável que nunca tenha ouvido falar do Pinzgau, mas se tudo correr de acordo com a ambição do clube, não faltará muito até que o seu nome ecoe nos palcos europeus. A equipa é treinada por Christian Ziege, antigo internacional alemão que jogou no Bayern Munique, Milan, Middlesbrough, Liverpool, Tottenham e Borussia M’gladbach.
Entre os comandados de Ziege está Nathan Adamolekun, avançado de 21 anos que, na temporada passada, esteve nos sub-23 do Feirense. Em Portugal, passou ainda pelo FC Pedras Rubras. A equipa é maioritariamente formada por jogadores dos Estados Unidos ou que já lá jogaram. Tudo graças a três investidores norte-americanos que dão ao clube pernas para andar.
A ideia de um clube detido pelos adeptos dá-lhes a oportunidade de investir antecipadamente no clube e ter um retorno real do dinheiro caso a equipa se torne tão bem sucedida como se espera. Em contrapartida pelo investimento, o adepto pode ajudar a tomar decisões cruciais no clube caso as suas ideias sejam válidas.
Chris Walz é um dos adeptos que investiu no FC Pinzgau e, citado pelo TFT, mostra-se satisfeito com o modelo inovador.
“Era um conceito tão novo. Nesta era de donos de clubes bilionários, taxas obscenas de transferências e preços ultrajantes de bilhetes, o futebol parece ter ficado cada vez mais longe dos adeptos comuns”, começou por dizer Walz.
“A visão de conquistar um clube pequeno e de divisão inferior num país europeu ‘menor’ e criar um clube de fãs com o objetivo de subir à divisão principal e se classificar para a Europa era incrivelmente atraente. Apenas algo sobre o espírito empreendedor e o idealismo esperançoso da coisa toda foi realmente convincente – especialmente no meio de uma pandemia”, acrescentou.
O clube criado em 2007 fundiu-se com o Saalfeldner SK e com o ESV Saalfelden, o que levou a alguma contestação dos antigos adeptos destas equipas. Desde então, o Pinzgau selou a promoção da quarta à terceira divisão austríaca, mas tem encontrado dificuldades em subir novamente de escalão.
Esta época, a pandemia acabou por estragar os planos do sonhador emblema austríaco. Numa altura em que o Pinzgau se preparava para jogar os playoffs da Eliteliga Oeste pela primeira vez, podendo chegar à segunda divisão, a temporada foi cancelada devido à covid-19. Para o ano há mais.
Atualmente o clube conta com 187 investidores e continua a aceitar novos contribuidores, aqui.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Deixe um comentário