Divergência chegou aos tribunais, houve cenas de violência pelo meio, e o Club León vai passar a receber os adversários num recinto emprestado.
O Club León está no primeiro lugar da Lixa mexicana, campeonato de abertura, mas agora está mais preocupado com a sua “casa” do que propriamente com os adversários que também lutam pela liderança. O clube ficou sem estádio para jogar.
Em causa está uma disputa judicial: um antigo proprietário do clube é também o proprietário do Nou Camp (o do México), que tem o nome oficial Estádio León. Roberto Zermeño, que liderou o clube há mais de 20 anos, venceu o caso nos tribunais e, em outubro de 2019, ficou definido pela Justiça local que o estádio pertence a Zermeño e à sua empresa, Club Deportivo y Social León, A.C..
No momento da decisão, o empresário indicou que o León poderia jogar no mesmo estádio durante o resto do campeonato de abertura 2019, ou até que o seu novo estádio estivesse pronto. A direção do León sempre alegou que há um contrato de arrendamento em vigor até maio de 2022, por isso não sairia do recinto.
A disputa, que se prolonga há mais de uma década, contou com um novo e importante episódio, na sexta-feira passada: o Estádio León foi entregue oficialmente à empresa de Roberto Zermeño, obrigando à retirada de todos os equipamentos e bens do Club León.
No entanto, a ocupação não ficou completa na manhã de sexta-feira porque, mal correu a notícia, dezenas de adeptos do León dirigiram-se ao local e, recorrendo à violência, impediram que a operação fosse finalizada.
Ainda assim, o León ficou sem estádio para receber os adversários.
O clube relata, num comunicado publicado na noite passada, que “troféus, equipamentos e 76 anos de história foram guardadas em caixas de cartão” – os camiões do Grupo Pachuca, consórcio proprietário atual do clube, chegaram ao estádio de madrugada para fazer a recolha de tudo.
No mesmo comunicado, o León critica a “ambição” da empresa de Roberto Zermeño e lembra que o Grupo Pachuca evitou a falência do clube, estabilizou as suas finanças e conduziu-o até aos lugares cimeiros do futebol mexicano.
O documento, extenso, serviu para a direção agradecer o apoio dos adeptos mas também para avisar que ainda falta muito tempo para o novo estádio ficar pronto. Por isso, para já, o León vai jogar “em casa” no estádio de um adversário na Liga mexicana: o Estádio Victoria, do Club Necaxa. A primeira partida em casa emprestada está marcada para a próxima segunda-feira, frente ao Club América.
Entretanto, o Club Deportivo y Social León, A.C., de Roberto Zermeño, também emitiu um comunicado, no qual afirma que quer chegar a acordo com o Club León, para que continue a utiliza o Estádio León.
No plantel do Club León está um ex-avançado do Sporting, Joel Campbell.
[sc name=”assina” by=”NMT, ZAP” ]
Deixe um comentário