Zlatan Ibrahimovic arrisca ser considerado culpado de racismo, após um incidente com Romelu Lukaku. Se isso acontecer, pode ser condenado a uma suspensão por 10 jogos, o que seria um duro golpe para o seu clube, o AC Milan.
O incidente entre Zlatan Ibrahimovic e Romelu Lukaku, durante o derby entre o Milan e o Inter, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Itália, pode sair caro ao avançado sueco.
Os dois jogadores tiveram um desentendimento em campo, trocando o que pareceram insultos e encostando as cabeças num gesto de confronto.
Nas imagens divulgadas do incidente, não é possível ouvir o que os dois jogadores disseram naquele momento de tensão. Mas os media italianos avançaram que Ibrahimovic disse a Lukaku “vai fazer o teu vudu de m****”.
https://twitter.com/B24PT/status/1354169433850335234
Aquela referência foi considerada uma atitude racista e de ofensa aos que professam aquela corrente religiosa que tem origens africanas. Os pais de Lukaku, que é belga, são naturais do Congo.
Ibrahimovic não comentou directamente o episódio, mas nas suas redes sociais veio destacar que não é racista, utilizando o seu tom habitual, misturando humor e provocação.
“No mundo de Zlatan não há lugar para o racismo. Somos todos da mesma raça – somos todos iguais! Somos todos jogadores, alguns melhores do que outros”, escreveu o avançado sueco.
https://twitter.com/Ibra_official/status/1354416676742307840
A defesa de Ibrahimovic alega que a sua referência ao vudu se refere aos tempos em que Lukaku esteve no Everton e recusou renovar pelo clube. O principal accionista do Everton, Farhad Moshiri, disse, na altura, que Lukaku terá rejeitado um novo contrato alegando que a mãe tinha visitado um especialista em vudu que lhe tinha dito que devia transferir-se para o Chelsea.
Lukaku acabou por mudar-se para o Manchester United em 2017.
Pogba defende o ex-colega de equipa
O treinador do AC Milan, Stefano Pioli, também veio defender Ibrahimovic, considerando que foi jogador e que sabe que “estas coisas podem acontecer” entre adversários.
“O passado do Ibra mostra-nos que ele, claramente, não é racista, o que é importante. Também é importante sublinhar que o Milan sempre esteve na linha da frente quando se trata de lutar contra todo o tipo de discriminação”, vincou Pioli.
Também o ex-colega de equipa de Ibrahimovic no Manchester United, Paul Pogba, veio defender o avançado do Milan.
“Zlatan… racista? Ele gosta de mim demais, por isso é a última pessoa que eu consideraria racista! Vá lá, não brinquem com esse!”, escreveu Pogba no Twitter.
https://twitter.com/paulpogba/status/1354471807546490885
Ibrahimovic e Lukaku foram, entretanto, suspensos por um jogo pela Federação Italiana de Futebol (FIGC na sigla original em Italiano), mas foi uma suspensão burocrática – Ibrahimovic foi suspenso pelo cartão vermelho que viu na segunda parte do jogo entre Milan e Inter, enquanto Lukaku foi suspenso por acumulação de cartões amarelos.
A FIGC está agora a investigar o incidente entre os dois atletas.
[sc name=”assina” by=”Susana Valente, ZAP”]
Deixe um comentário