Penálti era “fácil de controlar”. Jorge Jesus aponta erros defensivos da equipa (e Benfica critica arbitragem)

O jogo deste domingo entre o Benfica e o Moreirense, a contar para a 19.ª jornada do campeonato, terminou empatado a uma bola. Jorge Jesus lamentou os erros defensivos habituais, como o de Grimaldo, que deu origem ao penálti a favor dos cónegos.

Apesar de a equipa das ‘águias’ ter marcado apenas um golo à equipa adversária, Jorge Jesus considera que o Benfica “criou várias oportunidades de jogo, com qualidade ofensiva” e que teve o “jogo controlado”.

“Voltámos a fazer um bom jogo, criámos várias situações mas sofremos num penálti, numa situação fácil. Estamos a sofrer golos em situações individuais muito fáceis de controlar. Isso depois tem influência. Estávamos nos 40 e tal minutos da 1.ª parte, nada justificava até então o adversário ter uma oportunidade golo. Nós é que a criámos com o penálti“, começou por dizer o treinador encarnado à Sport TV, citado pelo jornal Record.

“É um pouco difícil justificar quando não ganhas. (…) O Benfica fez tudo para sair daqui com uma vitória. É verdade que o Moreirense defendeu muito bem, o guarda-redes do Moreirense defendeu bem, mas ele está lá é para isso, para defender”, disse Jorge Jesus na conferência de imprensa que sucedeu a partida.

O treinador das ‘águias’ reiterou não querer falar da arbitragem, considerando, no entanto, que “o Benfica tem sido prejudicado”.

“É verdade que o Benfica já está na segunda volta e ainda não teve uma grande penalidade a favor, mas não é por causa disso que não ganhou. Claro que houve lances para que isso pudesse acontecer e que nos punha, se calhar numa situação mais vantajosa, mas tirando isso, o Benfica tinha de sair daqui com uma vitória”, atirou.

“Isto já não anda para trás, mas os comentadores de arbitragem deste jogo, já sei a opinião de um deles e fala de um penálti sobre o Vertonghen. Mas isto, já não volta atrás, o árbitro já não vai marcar penálti”, disse ainda.

“Tivemos momentos de qualidade mas não podemos sofrer golos destes”, concluiu.

Titularidade de Helton Leite

Helton Leite foi a grande surpresa do onze de Jorge Jesus frente ao Moreirense. Habitual titular nas taças, o guardião brasileiro entrou no lugar Vlachodimos.

“O Helton fez um bom jogo com o Estoril [3-1 nas meias-finais da Taça de Portugal] e achei que devia ter dado continuidade. A equipa também sofreu alguns golos, sem ser com o Helton, em situações fáceis que, na minha opinião, se podia ter feito melhor. Nós temos que ir à procura de outras alternativas e mudar alguns jogadores para as tentar encontrar”, explicou o técnico das ‘águias’.

De acordo com A Bola, Helton Leite soma nove partidas pelo Benfica.

Benfica questiona arbitragem

O Benfica colocou em causa várias decisões da arbitragem no jogo com o Moreirense e pede um “cabal e urgente esclarecimento”.

“O Sport Lisboa Benfica tem, desde o início da época, demonstrado uma postura construtiva e credibilizadora na defesa do espetáculo e da promoção do futebol português”, começam por dizer os encarnados na newsletter divulgada, esta segunda-feira, no site oficial do clube.

Perante “o que se passou no jogo diante do Moreirense”, as ‘águias’ requerem uma resposta urgente relativamente à razão pela qual “decidiu o VAR intervir” no penálti  assinalado “sobre o jogador Weigl – uma decisão consonante entre árbitro e assistente”.

O Benfica destaca ainda que a intervenção é feita, “apesar de não ter havido um erro factual, objetivo e evidente tal como justifica o protocolo”.

Além disso, o clube questiona a razão pela qual as imagens, que incluíam “o ângulo da câmara de baliza e de topo que revelam, de forma evidente, o toque no pé do jogador do Benfica”, terem sido “sonegadas”.

Por fim, os encarnados perguntam “por que razão o VAR não dá indicação ao árbitro para ver o lance de penálti claro sobre Vertonghen, ocorrido aos 60 minutos”.

“Para além de um cabal e urgente esclarecimento destes factos, o Sport Lisboa e Benfica relembra que ficaram grandes penalidades por assinalar nos jogos frente ao Nacional da Madeira e Vitória de Guimarães”, lê-se ainda na newsletter.

O Benfica ocupa, neste momento, o quarto lugar da tabela classificativa, dois pontos atrás do SC Braga e três atrás do FC Porto.

[sc name=”assina” by=”Sofia Teixeira Santos, ZAP” url=”” source=”” ]


Comentários

2 comentários a “Penálti era “fácil de controlar”. Jorge Jesus aponta erros defensivos da equipa (e Benfica critica arbitragem)”

  1. Boa tarde,
    O meu Benfica, precisa de uma equipa técnica, algo que não existe.
    Infelizmente ao ouvir as conferencias de imprensa fico triste para não dizer envergonhado, ao ver o meu Benfica, nas mãos de pessoas sem qualquer qualidade.
    Estamos em quarto lugar mas em termos exibicionais mereciamos estar era em décimo.
    O Benfica, precisa de mudança na sua estrutura e deve ser dada voz aos sócios que certamente irão decidir o melhor para o nosso clube.

  2. Avatar de de mal a pior
    de mal a pior

    Eu penso que agora em Roma quando forem jogar na tal competição que eles consideram do Sporting e outros abaixo, que a situação se irá inverter, com Jesus e Deus e com a benção do Papa, passarão a jogar o triplo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *