Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão.
A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. O reforço nasceu…em França. Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha.
O defesa que alinha pelo Manchester City nasceu em Agen e representou muitas vezes as seleções jovens de França; foi vice-campeão europeu sub-19 em 2013, sendo totalista nesse torneio. Foi convocado para a seleção principal, já sob o comando de Didier Deschamps, mas nunca chegou a jogar pela França.
O selecionador espanhol Luis Enrique queria contar com o jogador, pediu à Real Federação Espanhola de Futebol o processo de naturalização – Laporte tem dupla nacionalidade, francesa e espanhola. As suas origens são bascas e, por isso, brilhou ao serviço do Atlético Bilbau. O seu processo de naturalização já foi aprovado em Conselho de Ministros, nesta terça-feira.
O colega de equipa de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva não entrava nas prioridades de Deschamps e, por isso, o próprio Laporte, aos 26 anos, terá interiorizado a ideia de que nunca iria jogar pela seleção campeã mundial e preferiu jogar por Espanha.
Reações em França
Precisamente o facto de nunca ter jogado pela seleção principal de França é destacado pelo jornal L’Équipe, que escreve que o central do City “sucumbiu às sirenes ibéricas”.
O mesmo diário desportivo lembra palavras de Laporte, há apenas dois meses: “Representar a seleção francesa foi sempre o meu sonho. Jogar pelas seleções jovens de França foi uma das melhores experiências da minha vida”.
“Deschamps não me convoca por razões pessoais. Mas eu sou francês, nem sequer tenho dupla nacionalidade e não vou pedir dupla nacionalidade“, dizia o central, em 2018.
Jérôme Rothen, que enquanto jogador defrontou o FC Porto na final da Liga dos Campeões em 2004, é comentador na rádio RMC. E atirou: “Quando dizes que te sentes francês, jogas pela França. Se te sentes espanhol, jogas pela Espanha. Mas não sejas oportunista“.
Outro antigo internacional francês, Emmanuel Petit, lamentou na mesma rádio que Laporte “tinha feito declarações de amor pela seleção francesa e agora, de repente, vai ser espanhol”.
Antes do Europeu, o já campeão nacional Aymeric Laporte vai ter pela frente a final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Chelsea. Mas curiosamente o jogador, que na Premier League é quase sempre titular ao lado de Rúben Dias, nem entrou em campo nos quartos-de-final e nas meias-finais da Liga dos Campeões. Provavelmente também ficará fora da final.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]
Deixe um comentário