Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão.
Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com golos de Georginio Wijnaldum (52 minutos) e Wout Weghorst (59), mas Andriy Yarmolenko (75) e Roman Yaremchuk (79), antes de Denzel Dumfries (85) dar o triunfo aos holandeses.
A Áustria e os Países Baixos lideram o Grupo C, com três pontos, enquanto Ucrânia e Macedónia do Norte, que foi derrotada pelos austríacos (3-1), ainda não pontuaram.
Muita parra e pouco sumo… de laranja
Os primeiros 45 minutos tiveram quase sempre um sentido, a baliza de Bushchan.
Foram inúmeras as ocasiões gizadas pelo ataque – duas ocasiões flagrantes desperdiçadas, dez remates (três enquadrados), 60% da posse e 23 acções na área contrária – dos Países Baixos, porém, ora por ineficácia, ora por mérito da defensiva ucraniana, o tão almejado golo foi sendo adiando.
Jogando num bloco baixo, os homens de Shevchenko deixaram em sentido o último reduto adversário nas poucas vezes em que surgiram em zonas de finalização.
Se a primeira metade foi repleta de emoção, mas faltou o condimento que marca a diferença, na segunda surgiram os golos.
Os Países Baixos estiveram a vencer por 2-0, adormeceram e consentiram o empate em apenas quatro minutos, mas o herói improvável Dumfries surgiu fulminante e carimbou o 3-2 final, num espectacular jogo de futebol.
Melhor em Campo
O craque com pés de veludo. Frenkie De Jong orquestrou o triunfo holandês com classe, mestria e inteligência.
O médio, que andou por todo o lado, gizou dois passes para finalização, 14 passes valiosos, foi de longe quem mais teve acções com a bola – 113 ao todo -, falhou apenas um dos seis dribles tentados e ainda sofreu três faltas, terminando com um GoalPoint Rating de 7.2.
Como se escreve omnipresente em holandês?
Destaques dos Países Baixos
Weghorst 6.6 – Dois remates enquadrados, um golo, cinco acções com bola na área contrária. Boa exibição do goleador do Wolfsburgo.
Wijnaldum 6.6 – O capitão esteve em foco, inaugurou a contenda, finalizou ainda em mais quatro ocasiões, realizou sete passes valiosos e a nota apenas não foi ainda mais elevada devido aos seis maus controlos de bola.
Dumfries 5.8 – Na primeira parte mais parecia um avançado, tal foram as vezes em que surgiu na área contrária (11 acções com a bola na área adversária). Após ter falhado duas ocasiões de golo flagrantes – Expected Goals (xG) de 0,8 -, redimiu-se e finalizou com êxito, carimbado o “score” em 3-2.
Destaques da Ucrânia
Yaremchuk 6.9 – Para quem não o conhecia, cá está um avançado de muito valor. Sempre activo, apontou o 2-2, fez ao todo três remates, uma assistência e coleccionou seis acções com o esférico na área adversária.
Yarmolenko 6.2 – Marcou um golaço, tentou sempre remar contra a maré laranja – três remates, cinco passes valiosos e oito acções com a bola na área holandesa.
Marlos 4.5 – Emulou Cheryshev, entrou ainda no decurso da primeira metade, mas esteve apenas em acção 49 minutos, tendo feito três desarmes e um passe para finalização. E pouco mais.
Resumo
[sc name=”assina2″ by=”ZAP” source=”Lusa” url2=”https://goalpoint.pt/paises-baixos-ucrania-euro-2020_118426″ source2=”GoalPoint”]
[sc name=”euro2020-grupo” grupo=”1686″ ]
Deixe um comentário