A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas para o Euro 2020, neste sábado, pede-se a mesma “bravura” e “paixão”.
“Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição frente à Alemanha poderá estar muito perto de ganhar”. Quem o diz é o técnico Vítor Bruno, adjunto do ex-internacional português no FC Porto.
Vítor Bruno destaca, em declarações ao Jornal de Notícias (JN), que não está em causa apenas a “qualidade” que Sérgio Conceição tinha como jogador, mas também a sua “paixão pelo jogo”.
“A bravura, o estoicismo, penso que isso faz a diferença no futebol“, salienta Vítor Bruno. “Não é só a qualidade, são necessários outros pressupostos e se calhar outro tipo de requisitos que, na altura, o Sérgio tinha e que hoje também transporta para a posição de treinador”, aponta ainda o técnico adjunto do FC Porto.
Na partida de 2000 frente à Alemanha, Portugal alinhou com o seguinte onze: Pedro Espinha, Jorge Costa, Fernando Couto, Beto, Rui Jorge, Paulo Sousa, Costinha, Capucho, Sá Pinto, Sérgio Conceição e Pauleta.
Nuno Gomes rendeu Pauleta na segunda parte e Luís Vidigal substituiu Paulo Sousa. Em cima do minuto 90, o então seleccionador Humberto Coelho ainda trocou o guarda-redes Pedro Espinha por Quim.
Sérgio Conceição marcou os três golos do jogo aos 31 minutos, aos 54 e aos 71.
https://www.youtube.com/watch?v=K556U0fJOBs
A Selecção portuguesa acabaria a sua caminhada no Euro 2000 nas meias-finais, após derrota com a França por 2-1 devido a um “golo de ouro” de penálti, marcado por Zidane, no seguimento de uma mão na bola de Abel Xavier.
Selecção faz hoje o último treino antes da Alemanha
A Selecção portuguesa realiza, esta sexta-feira, o último treino antes do jogo com a Alemanha, da segunda jornada do Grupo F do Euro 2020.
Nuno Mendes é a principal incógnita devido a problemas físicos. O jovem lateral falhou a sessão da véspera por causa de dores musculares na perna esquerda, pelo que permanece a dúvida para o desafio no estádio Allianz Arena, em Munique.
O treino está marcado para as 15:30 horas (em Lisboa), com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas.
Portugal e Alemanha jogam no sábado, a partir das 17 horas (de Lisboa).
O árbitro será o inglês Anthony Taylor.
Na primeira jornada do Grupo, Portugal venceu a Hungria (3-0) e a Alemanha perdeu com a França por 1-0.
[sc name=”euro2020-grupo” grupo=”50060″]
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
Deixe um comentário