O jogo de futebol amigável entre as equipas olímpicas da Alemanha e das Honduras terminou mais cedo depois da equipa alemã ter abandonado o relvado devido a alegados insultos racistas contra um dos jogadores.
A equipa olímpica alemã abandonou o relvado durante um jogo amigável contra as Honduras, quando faltavam apenas cinco minutos para o fim da partida, devido a mais um alegado incidente racista.
“O jogo acabou cinco minutos mais cedo com o resultado 1-1. Os jogadores da Alemanha deixaram o relvado depois do Jordan Torunarigha ter sido insultado racialmente“, escreveu a conta da equipa alemã no Twitter.
ℹ️ The game has ended 5 minutes early with the score at 1-1. The Germany players left the pitch after Jordan Torunarigha was racially abused.#WirfuerD #Tokyo2020 pic.twitter.com/D85Q63Ynr9
— Germany (@DFB_Team_EN) July 17, 2021
Torunarigha joga como defesa na selecção alemã e veste também a camisola do Hertha Berlim. Já não é a primeira vez que o jogador sofre de racismo. Num jogo da taça alemã em 2020, adeptos do Schalke 04 insultaram Torunarigha, tendo a Federação Alemã multado depois o clube em 59 mil euros.
O treinador da equipa alemã, Stefan Kuntz, afirmou num comunicado que “jogar não é uma opção” quando um dos jogadores é vítima de racismo.
O jogo realizou-se em Wakayama e era o último amigável dos alemães antes dos Jogos Olímpicos. O encontro dividiu-se em três partes de 30 minutos cada.
A Federação de Futebol das Honduras respondeu também no Twitter que o “alegado insulto racista de um seleccionado hondurenho” foi apenas um “mal-entendido”.
O Comité Olímpico Internacional respondeu ao incidente num comunicado enviado à CNN, afirmando que a organização contactou a FIFA e o Comité Olímpico Nacional das Honduras.
“Entendemos que as duas equipas resolveram as suas diferenças depois do jogo. Qualquer tipo de comportamento discriminatório é completamente inaceitável. Se tivesse tido lugar durante os Jogos Olímpicos, o Comité teria agido imediatamente”, escreveu a organização.
Este caso surge numa altura em que a questão do racismo no futebol está mais uma vez sobre a mesa depois dos insultos a Jadon Sancho, Marcus Rashford e Bukayo Saka após os três terem falhado penáltis na final do Euro 2020 entre a Inglaterra e a Itália.
Deixe um comentário