Wayne Rooney tem um plantel de 11 jogadores

O antigo internacional inglês Wayne Rooney

A situação do Derby County não está fácil mas agora já pode reforçar o plantel, embora sob condições apertadas.

A primeira aventura de Wayne Rooney enquanto treinador de uma equipa de futebol não está a ser ideal. Longe disso. O Derby County falhou a entrega obrigatória de documentos, relativos às contas do clube entre 2016 e 2018, e foi proibido de inscrever jogadores.

O clube inglês, que está no Championship (segunda divisão nacional), tem até ao dia 18 de agosto para regularizar essa situação mas, para já, Rooney tem que lidar com um plantel de somente 11 jogadores – e dois deles são guarda-redes.

No entanto, a English Football League autorizou o Derby a inscrever jogadores, por causa das “circunstâncias excecionais” que a COVID-19 trouxe ao longo da última temporada.

A apresentação de reforços será condicionada: os futebolistas, ou estarão sem clube e aí podem assinar um contrato válido por um ano, ou chegarão por empréstimo de seis meses caso o Derby não tenha 23 jogadores com “estatuto profissional”.

O estatuto profissional define que o futebolista tem de ter participado pelo menos num jogo de uma equipa principal, não contando com o Troféu EFL.

Esse estatuto criou um problema na época passada, quando o Derby County entrou no duelo com o Chorley só com juniores – o novo coronavírus tinha infetado todos os futebolistas da equipa principal. Um comunicado da English Football League indicou que a entidade decidiu não castigar o clube por causa das tais “circunstâncias excecionais” relacionadas com a pandemia.

Ravel Morrison e Phil Jagielka estão livres, têm treinado com o restante plantel, e deverão ser reforços em breve.

O clube, que atravessa uma crise financeira grave, continua a ter tetos salariais definidos para os reforços e não poderá ter um plantel com mais de 23 jogadores.

O Derby County já foi campeão inglês e chegou às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus No início de 2021 o dono atual, Mel Morris, confessou que estava a tentar “tapar buracos”, pagando salários – e recorrendo a dinheiro de outros negócios nos quais está envolvido.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *