Primeira medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a quinta em toda a história do evento – e todas no atletismo.
5 de agosto, 5 medalhas de ouro para Portugal na história dos Jogos Olímpicos. Pedro Pablo Pichardo é o novo campeão olímpico do triplo salto. A primeira medalha de ouro para Portugal, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi alcançada na madrugada desta quinta-feira, com a marca de 17.98 metros.
O atleta nascido em Cuba liderou sempre a final. A partir do momento em que realizou o seu primeiro salto, passou para a frente. A primeira marca de 17.61 metros até seria suficiente para bater a concorrência. Curiosamente, o segundo salto registou também 17.61 metros.
Ao terceiro salto, recorde nacional e título confirmado: 17.98 metros. E esse foi o último salto que contou.
O quarto foi nulo – Pichardo apercebeu-se logo e nem chegou a saltar para a caixa de areia. O campeão olímpico, depois de conversar com os juízes, dispensou o quinto salto. E o sexto, quando já se sabia quem era o vencedor, também foi nulo.
A margem para os restantes atletas foi clara: o segundo classificado, o chinês Yaming Zhu, ficou-se pelos 17.57 metros, quase meio metro de diferença. A medalha de bronze fica com o outro grande candidato ao título (além de Pedro Pichardo): Fabrice Zango, o atleta do Burquina Faso que chegou aos 17.47 metros. Logo a seguir, na quarta posição, ficou outro dos melhores atletas da atualidade, o norte-americano Will Claye, com a marca de 17.44 metros.
Pedro Pablo Pichardo tem 28 anos, naturalizou-se português em 2018, e este é o seu primeiro grande título internacional ao ar livre, enquanto sénior.
Obrigado, Jorge Fonseca! Obrigado, Patrícia Mamona! Obrigado Fernando Pimenta! Obrigado Pedro Pichardo! A melhor olimpíada de Portugal em termos de medalhas está conseguida. Tóquio'2020 para sempre na nossa memória! O salto de Pichardo foi para a história! pic.twitter.com/fjSnDgkuvL
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) August 5, 2021
Melhor Portugal olímpico de sempre
Está assim confirmada a melhor prestação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos, no que diz respeito a número de medalhas: são agora quatro subidas ao pódio, depois da medalha de bronze de Jorge Fonseca, da prata de Patrícia Mamona e do bronze de Fernando Pimenta. O melhor registo anterior era de três medalhas numa edição: Los Angeles 1984 e Atenas 2004.
Pichardo é o quinto campeão olímpico português. Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora foram os seus antecessores – todos no atletismo.
Fica também a novidade: a maratona era a única especialidade com duas medalhas de ouro para Portugal no currículo (Carlos Lopes e Rosa Mota), mas agora o triplo salto junta-se a essa lista restrita, graças aos dois últimos títulos – Nélson Évora em Pequim 2008 e Pedro Pichardo em Tóquio 2020.
Esta é a 27.ª medalha na história portuguesa nos Jogos Olímpicos: cinco de ouro, nove de prata e 13 de bronze.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]
Deixe um comentário