Nem metade dos lugares disponíveis foi preenchida, na segunda jornada do campeonato. Mesmo os jogos dos “grandes” ficaram longe do máximo, sobretudo na Luz.
Talvez seja o receio da pandemia, talvez sejam as férias, talvez sejam os preços dos bilhetes. Ou uma mistura de tudo. Mas o tão aguardado regresso dos adeptos aos estádios de futebol, em Portugal, está a ter pouca adesão.
Já tínhamos destacado os números da primeira jornada da I Liga: 41.633 adeptos, no total, e apenas 20.08% de bancadas preenchidas; pouco mais de 60% da capacidade disponível de cada estádio (um terço das cadeiras).
A segunda ronda apresentou números ainda mais baixos. Numa jornada em que FC Porto e Sporting jogaram fora – mas o Sporting esteve em Braga – só 28.947 pessoas foram aos estádios, segundo a Liga Portugal. Média de 14,68% da capacidade total dos estádios – quase 45% do que é permitido pela Direção-Geral da Saúde.
Ou seja, mesmo contabilizando apenas os lugares disponíveis, mais de metade das cadeiras ficaram vazias.
Tal como na primeira jornada do campeonato, o encontro com maior ocupação foi o que envolveu o FC Porto: em Famalicão estiveram 1.388 pessoas (26.38% do total do Estádio Municipal 22 de Junho).
O “grande jogo” da ronda, o Sporting de Braga – Sporting, teve 7.009 pessoas (23.14%). Poderia ter chegado perto das 10 mil.
Os responsáveis do Benfica também estariam à espera de mais bilhetes vendidos, no regresso dos adeptos à Luz, no campeonato: 13.973 pessoas (21.81%) viram a receção ao Arouca, onde poderiam ter estado mais de 20 mil adeptos.
Mais de metade dos jogos (cinco) contabilizou menos de 900 pessoas nos estádios: Estoril – Vitória de Guimarães, Portimonense – Gil Vicente, Santa Clara – Moreirense, Vizela – Tondela e Belenenses SAD – Marítimo.
O número mais baixo de adeptos registou-se em Vizela (que voltou a jogar em casa na I Liga mais de 30 anos depois), com 613 pessoas. A percentagem de ocupação mais baixa verificou-se no Estádio Municipal de Leiria (casa temporária do Belenenses SAD), com apenas 3.25% de cadeiras preenchidas – foram 653 adeptos ao estádio.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]
Deixe um comentário