Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa entre as seis novidades na convocatória de Fernando Santos

Fernando Santos chama três estreantes à lista de convocados, com Otávio, médio do Futebol Clube do Porto recém neutralizado à cabeça. Selecionador recusa a ideia de que poderá influenciar processos de naturalização de jogadores com o objetivo de os acelerar.

Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa estrearam-se hoje entre os convocados da seleção portuguesa de futebol, para os embates com República da Irlanda e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial de 2022, numa lista com oito saídas face ao Euro2020.

O selecionador português, Fernando Santos, chamou pela primeira vez o médio luso-brasileiro Otávio e o guarda-redes Diogo Costa, ambos do FC Porto, e o defesa-central Gonçalo Inácio, do Sporting, promovendo ainda os regressos dos defesas João Cancelo, Ricardo Pereira e Domingos Duarte e do médio João Mário.

Cancelo falhou a fase final do Euro 2020 devido à infeção pelo novo coronavírus, tendo então sido substituído por Diogo Dalot, que, tal como o guarda-redes Rui Silva, os defesas Nelson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix ficaram de fora dos 25 ‘eleitos’.

O capitão Cristiano Ronaldo lidera a lista de avançados para a retoma da qualificação para o Mundial2022 frente aos irlandeses, na quarta-feira, no Estádio Algarve, e a visita aos azeris, seis dias depois, em Baku. Pelo meio, a seleção comandada por Fernando Santos defronta em jogo particular o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em 04 de setembro. A seleção anfitriã do próximo campeonato do mundo foi incluída no grupo de qualificação de Portugal, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição.

Na conferência de imprensa onde ocorreu o anúncio, o selecionador nacional fez saber que que todos os jogadores anunciados integravam a lista inicial de 40 escolhidos para o Europeu de 2020. “A seleção sempre foi um espaço aberto. Não vou estar a analisar individualmente, porque acho que não faz sentido e teria de falar de todos”, respondeu Fernando Santos, quando questionado sobre a chamada do médio do FC Porto.

Sobre o jogo com a Irlanda, Fernando Santos alertou para os perigos que podem surgir. “É uma equipa que está a tentar alterar um pouco a forma de jogar, o treinador quer uma equipa com mais capacidade para ter bola, com jogadores mais jovens, para criar novas dinâmicas. Há que estar preparado e respeitar o adversário para alcançar o objetivo”, esclareceu.

O selecionador nacional abordou também o caso de Matheus Nunes, jogador do Sporting que também viu o seu processo de naturalização completo recentemente, apesar de não ter sido incluído nas escolhas finais. “Nunca pedirei ao meu presidente para naturalizar um jogador para vir à seleção nacional. Isso nunca farei. Mas também nunca discriminarei ninguém que, por opção própria, tenha ficado apto para representar Portugal. Já aconteceu no passado e, desde que estejam aptos e eu entenda que têm qualidade, fazem parte do lote de observações”.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial de 2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o ‘play-off’.

Destas 12 equipas presentes no play-off, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”LUSA” ][/sc]


Comentários

2 comentários a “Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa entre as seis novidades na convocatória de Fernando Santos”

  1. Neutralizado? Isto só pode ser brincadeira, falta de profissionalismo ou intencionalidade!

  2. Avatar de Klassified
    Klassified

    Coitado do Otávio!
    Primeira convocatória para a selecção e já foi “neutralizado à cabeça”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *