O facto de Fernando Santos ter convocado Diogo Costa pela primeira vez e não o ter utilizado em nenhum dos três jogos da seleção não agradou aos portistas.
Através da sua newsletter “Dragões Diário”, os ‘dragões’ teceram críticas à forma como o calendário das seleções está organizado. Não só os jogadores cumprem 270 minutos numa semana, como regressam a menos de 48 horas de terem compromissos importantes pelos clubes.
“Infelizmente, ao contrário do que acontece noutros países, como é o caso da vizinha Espanha, não há em Portugal qualquer salvaguarda aos clubes que têm vários atletas ao serviço das seleções. A densidade competitiva destas datas internacionais é absurda, com os jogadores a cumprirem 270 minutos no espaço de uma semana e, mais incompreensível ainda, a regressarem aos clubes a menos de 48 horas de terem compromissos importantes pelos mesmos”, começou por escrever o emblema nortenho.
“Esta gestão do calendário desportivo é de uma falta de noção gritante de quem gere o futebol e de uma falta de respeito imensa para quem paga o salário mensalmente aos atletas”, lê-se ainda na publicação.
O FC Porto criticou ainda a atitude de Fernando Santos ao convocar pela primeira vez o guarda-redes Diogo Costa e não o ter utilizado em nenhum dos três jogos disputados pela seleção portuguesa.
“Mas há mais coisas incompreensíveis a propósito das seleções. Que sentido faz que um jogador de 21 anos seja convocado para a seleção nacional pela primeira vez, sujeito a viagens longas e desgastantes e não seja utilizado um único minuto em três jogos, um deles particular e o outro mais do que resolvido a meio da segunda parte? O azar dele terá sido o colega da mesma posição não ter visto um amarelo para ser substituído?”, acrescentou o FC Porto.
Portugal defrontou a República da Irlanda, o Qatar e o Azerbaijão durante esta pausa para o futebol internacional. Rui Patrício foi utilizado nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, frente aos irlandeses e aos azeris. Enquanto isso, Anthony Lopes foi o escolhido para o amigável com o Qatar.
Diogo Costa, guarda-redes de 21 anos do FC Porto, conta com 66 internacionalizações pelas camadas mais jovens da seleção portuguesa, desde os sub-15 aos sub-21. No entanto, continua sem se estrear pela seleção A.
[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário