“Gente, já ganhámos isto!”: Portugal na final do Mundial de futsal

Portugal celebra presença na final do Mundial de futsal

Campeões europeus vão estar no jogo decisivo de um Mundial pela primeira vez. Cazaquistão ficou para trás, campeã Argentina será o adversário no domingo.

O futebol português, no geral, continua a viver uma fase histórica nos últimos cinco anos. Depois dos títulos no futebol de 11 e no futebol de praia, e do Europeu de futsal, agora poderá chegar o Mundial de futsal. Portugal estará, pela primeira vez, na final de um Mundial da modalidade.

Os campeões europeus sofreram (como sofreram em todos os jogos da fase a eliminar), mas deixaram para trás o Cazaquistão, na meia-final. Empate a um golo após os 40 minutos, empate a dois após o prolongamento e vitória por 4-3 nas grandes penalidades.

Em Kaunas, na Lituânia, estiveram em campo, como se esperava, uma selecção a ter a bola durante mais tempo (Portugal) e uma selecção que era mais rápida e objectiva nos seus ataques (Cazaquistão).

Até foram os cazaques a marcar primeiro mas o vídeo-árbitro, também presente neste torneio, anulou o golo de Orazov – a bola tinha saído das quatro linhas, segundos antes do remate certeiro. 0-0 ao intervalo.

Logo ao terceiro minuto da segunda parte, Pany Varela apontou o seu sexto golo neste Mundial, abrindo o marcador num remate bem colocado.

Portugal tentou segurar a vantagem mínima mas, a 46 segundos do final, um ressalto infeliz em João Matos permitiu a Nurgozhin (guarda-redes avançado, na altura) encostar para o empate, ao segundo poste.

Prolongamento, um minuto decorrido: golo do Cazaquistão. Um livre direto, um remate muito forte de Douglas Júnior.

Mais emoções até perto do final e, desta vez, quando faltava 1m38 para o último apito, o ressalto (Pany) foi feliz, a bola sobrou para Bruno Coelho e o herói da final do Europeu igualou o resultado.

Antes do desempate por grandes penalidades, o seleccionador Jorge Braz disse aos seus jogadores: “Já ganhámos isto! Gente, já ganhámos isto!”.

Douglas Júnior e Knaub não marcaram; Pany falhou, mas todos os outros portugueses marcaram. E Portugal venceu por 4-3, com direito a lágrimas de Ricardinho e Bruno Coelho.

Na final, o adversário será a Argentina, que venceu o último Mundial, em 2016. No próximo domingo, a partir das 18 horas, vão encontrar-se o campeão mundial e o campeão europeu.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira, ZAP” ]


Comentários

Um comentário a ““Gente, já ganhámos isto!”: Portugal na final do Mundial de futsal”

  1. Avatar de de mal a pior
    de mal a pior

    E finalmente conseguiram ser campeões, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *