Ninguém vai aos Jogos Olímpicos. NHL tem medo da Ómicron

Responsáveis da maior liga de hóquei no gelo anularam o acordo feito em Setembro. Jogos Olímpicos de Inverno serão na China.

Agora Robin Lehner já pode tranquilizar um pouco mais, a nível mental. O guarda-redes de hóquei no gelo, que iria representar a selecção nacional da Suécia nos Jogos Olímpicos de Inverno, revelou há duas semanas que não iria a Pequim por causa da saúde mental: “Estar fechado e não saber o que vai acontecer se testar positivo é um risco demasiado grande para mim”. Mas afinal, mesmo que quisesse, Lehner não teria autorização para jogar.

Robin Lehner é jogador dos Vegas Golden Knights, equipa da National Hockey League (NHL). E a direcção da NHL decidiu que nenhum jogador da liga vai estar em Pequim, para a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Fevereiro de 2022. A decisão surge por causa da nova variante da COVID-19, a Ómicron, que está a preocupar os responsáveis norte-americanos.

Esta informação, concedida à The Associated Press, anula o acordo que tinha sido alcançado há três meses. Na altura, a direcção da NHL chegou a acordo com o Comité Olímpico Internacional para parar a liga, para os melhores jogadores do mundo de hóquei no gelo poderem ser convocados para os Jogos Olímpicos – algo que não aconteceu em 2018, em Pyeongchang – mas a Ómicron alterou os planos.

Aliás, as consequências da pandemia já chegaram também à própria liga norte-americana. Apesar dos testes diários e das limitações nos convívios, a NHL informou que só ao longo da última semana foram adiados 32 jogos, num total de 50 encontros adiados nesta época. E todas as partidas que seriam realizadas nesta quinta-feira também foram adiadas.

50 jogos em falta é um número que vai deixar o calendário apertado, tendo em conta que cada equipa joga 82 vezes por época – só na fase regular.

Sidney Crosby, figura dos Pittsburgh Penguins e da própria modalidade, queria voltar a representar o Canadá nos Jogos Olímpicos: “São oportunidades e experiências únicas na tua vida. Enquanto atleta, podes ter apenas uma hipótese de estar nos Jogos Olímpicos ao longo da tua carreira”.

“Esperamos por isto há algum tempo. Não ir… Vai doer durante algum tempo”, admitiu Victor Hedman, dos Tampa Bay Lightning.

[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira Silva, ZAP” ]


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *