Cristiano Ronaldo deu esta terça-feira no último minuto o primeiro triunfo a Portugal na fase de qualificação para o Euro2016 de futebol, frente à Dinamarca, enquanto a Alemanha voltou perdeu o quinto ponto em quatro dias.
Em Copenhaga, Portugal, que tinha perdido em casa na estreia com a Albânia, precisou de esperar pelo quinto minuto dos descontos para ver Cristiano Ronaldo oferecer o triunfo, após um cruzamento de Ricardo Quaresma.
Este foi o primeiro jogo oficial da Selecção Nacional sob o comando de Fernando Santos, o segundo jogo do grupo depois do desaire caseiro por 1-0 com a Albânia, na despedida de Paulo Bento.
A “equipa das quinas” somou assim os primeiros três pontos no Grupo I, menos um do que a Albânia e a Dinamarca – ambas com três jogos disputados – e mais dois do que a Sérvia (menos um) e a Arménia.
O outro encontro do grupo, o Sérvia-Albânia, foi interrompido, no final da primeira parte, depois de os jogadores se terem envolvido em confrontos e alguns adeptos terem invadido o relvado do Estádio do Partizan de Belgrado.
Tudo começou quando um “drone” telecomandado sobrevoou o relvado, com uma bandeira da denominada “Grande Albânia”, puxada alguns minutos depois pelo sérvio Stefan Mitrovic, que acabou por originar confrontos entre jogadores das duas equipas. O jogo não foi retomado e aguarda-se agora uma decisão da UEFA
Depois da derrota na Polónia (2-0), a Alemanha, campeã do Mundo, perdeu mais dois pontos, ao empatar em casa com a República da Irlanda, um resultado estabelecido também nos instantes finais, pelo veterano John O’Shea, que cumpria a 100.ª internacionalização, depois de Tony Kroos ter dado vantagem aos germânicos.
Num dia em que ninguém venceu em casa, também a Polónia deixou fugir dois pontos, ao empatar em casa com a Escócia, a duas bolas, mas mantém-se na liderança do Grupo D, com sete pontos, os mesmos da República da Irlanda.
A Alemanha e a Escócia estão a três pontos do duo da liderança, enquanto a Geórgia somou esta terça-feira os primeiros três, depois de vencer, no Estádio Algarve, o estreante Gibraltar (3-0), que já leva 17 golos sofridos e ainda não marcou.
A República da Irlanda somou a terceira vitória em três encontros no Grupo F, ao conseguir um surpreendente triunfo no terreno da “mundialista” Grécia (2-0), que teve o benfiquista Samaras no “onze”.
Com este resultado, os norte-irlandeses mantiveram a liderança isolada no comando, com nove pontos, mais dois do que a Roménia, que foi ganhar à Finlândia, por 2-0.
A Grécia tem apenas um ponto em três encontros e atrás de si tem apenas as Ilhas Faroé, que ainda não pontuaram, e esta terça-feira perderam em casa com a Hungria (1-0), que tem quatro pontos.
No único encontro do Grupo E disputado esta terça-feira, a Suíça goleou em São Marino, por 4-0, somando, ao terceiro encontro, os primeiros três pontos, menos seis do que a Inglaterra, menos três do que Eslovénia e Lituânia e tantos quanto a Estónia.
Deixe um comentário