A jovem patinadora russa de 15 anos Kamila Valieva pode ficar sem a medalha de ouro após ter acusado doping. O assunto levanta questões, uma vez que não pode ser acusada legalmente.
Kamila Valieva fez história ao tornar-se a primeira atleta a fazer saltos quádruplos na patinagem artística. Mas agora, a patinadora russa de apenas 15 anos de idade, vê-se envolvida numa polémica e a organização dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 enfrentam um impasse legal.
Isto porque, segundo relatos da imprensa internacional, Valieva acusou doping. Entretanto, a cerimónia de entrega de medalhas da competição por equipas foi adiada, enquanto o Comité Olímpico analisa a situação.
O problema é que, devido à sua idade, a atleta russa não pode ser legalmente acusada. Os regulamentos anti-doping ditam que atletas até aos 16 anos são considerados “pessoas protegidas”. Assim, nesta ótica, Valieva nem pode sequer ser identificada como tendo violado a lei.
“O caso requer aconselhamento legal”, admitiu Mark Adams, porta-voz do Comité Olímpico Internacional.
Trimetazidina, a substância detetada no despiste, é um medicamento para angina de peito. Apesar de não dar vantagem competitiva a uma patinadora, consta da lista de produtos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem.
Os treinadores e a federação russa recusam fazer quaisquer comentários. Por outro lado, o Ministério do Desporto russo considerou prematuro denunciar um caso de doping antes de uma confirmação oficial.
“Não acredito nisso. Não. Não acredito nesta loucura. Não pode ser. Ela é uma jovem […] fantástica e uma atleta fantástica. Kamila não tomou nada”, disse a treinadora Tatiana Tarasova. A russa foi treinadora de mais campeões mundiais e olímpicos do que qualquer outro treinador na história da patinagem.
🇷🇺 Com apenas 15 anos ela é um prodígio Kamila Valieva torna-se a primeira patinadora a conquistar o salto quadruplo em jogos Olímpicos. pic.twitter.com/tyO9EE6CWa
— Globalesfera (@globalesfera) February 8, 2022
“Quando tinha três anos, desejei ser campeã olímpica. Agora, o meu sonho de infância concretizou-se”, disse Kamila Valieva após a prova que deu a medalha de ouro por equipas na patinagem artística.
[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário