O ginasta russo Ivan Kuliak está a gerar polémica depois de ter aparecido numa cerimónia de pódio com um símbolo usado pelos russos na invasão da Ucrânia.
A Taça do Mundo de Ginástica Artística decorre estes dias, em Doha, no Qatar. A competição ficou marcada pelas piores razões quando, numa cerimónia de pódio, o ginasta russo Ivan Kuliak apareceu com um símbolo usado por militares do seu país na invasão da Ucrânia.
O equipamento de Kuliak tinha um Z no centro, inscrição que significa “Pela Vitória”, e que tem sido exibida repetidamente em tanques e veículos militares russos nos últimos dias.
Para piorar a situação, Kuliak, que venceu a medalha de bronze, estava no pódio ao lado do ginasta ucraniano Illia Kovtun, que foi o vencedor da prova.
O ginasta russo recebeu formação militar em 2021 e mostrou-se claramente a favor da invasão russa à Ucrânia.
O ato de propaganda política tem sido altamente criticado pela imprensa internacional e a Federação Internacional de Ginástica deverá castigar o atleta pelo gesto.
Un atleta ruso subió al podio con un símbolo de la invasión a Ucrania, en la Copa del Mundo de gimnasia artística
El gimnasta ruso Ivan Kuliak terminó tercero en barras paralelas y apareció en el podio con una “Z”. A su lado, estaba el ganador: el ucraniano Illia Kovtun. pic.twitter.com/SXTRPFVNGs
— Apolitico 🇺🇦 (@ApoliticoX) March 6, 2022
Produtos com o ‘Z’ estampado estão a ser vendidos pela Russia Today, o canal de televisão financiado pelo Kremlin, que está banido em Portugal. O Ministério da Defesa russo confirmou que o ‘Z’ significa vitória.
[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário