Portugal selou, esta terça-feira, a qualificação para o Mundial do Catar, após derrotar a Macedónia do Norte por 2-0. A ‘Seleção das Quinas’ não é a única e há outros 26 países que já têm a qualificação garantida.
A formação dos Balcãs chegou à final do play-off com o rótulo de “carrasco” de Itália, a formação lusa respeitou o seu adversário, não facilitou e venceu por 2-0.
Dois golos de Bruno Fernandes, o herói da partida, disfarçou uma exibição portuguesa que, mais uma vez, esteve longe de encantar e foi bem mais pragmática do que qualquer outra coisa. Vale pelo bilhete que Bruno “comprou” para o grande certame e pela total superioridade estatística.
Desde 2000 que Portugal está presente em todas as grandes fases finais de competições de selecções.
Veja a lista dos 27 países que já garantiram a qualificação para o Mundial 2022:
Europa:
- Alemanha
- Bélgica
- Croácia
- Dinamarca
- França
- Espanha
- Inglaterra
- Países Baixos
- Polónia
- Portugal
- Sérvia
- Suíça
Ásia:
- Arábia Saudita
- Coreia do Sul
- Irão
- Japão
- Catar
América do Sul:
- Argentina
- Brasil
- Equador
- Uruguai
América do Norte, Central e Caraíbas:
- Canadá
África:
- Marrocos
- Tunísia
- Gana
- Senegal
- Camarões
A última vaga europeia sairá do vencedor da final do play-off entre País de Gales e Escócia ou Ucrânia. Este último encontro foi adiado devido à guerra entre ucranianos e russos.
No dia 7 de junho, Austrália e Emirados Árabes Unidos jogam entre si. O vencedor jogará contra o quinto classificado da fase de grupos da América do Sul. Peru, Colômbia e Chile estão na luta por esse lugar.
Na América do Norte, os EUA e o México já tem um pé no Catar, mas ainda têm a Costa Rica como potencial candidata à qualificação. Todavia, os costarriquenhos já têm, pelo menos, o play-off garantido.
Caso siga esta via, a Costa Rica vai defrontar o vencedor do encontro entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão, disputado a 13 ou 14 de junho.
Além do Catar, que recebe a competição e faz a sua estreia em Campeonatos do Mundo, destaca-se também o Canadá. Trinta e seis anos depois da sua última participação, no México 1986, os canadianos conseguiram voltar a qualificar-se.
[sc name=”assina” by=”Daniel Costa, ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário