Avançado português foi campeão europeu, pela última vez, em 2018. E o seu impacto no torneio desceu claramente, desde que saiu de Madrid.
O Real Madrid vai estar na final da Liga dos Campeões. Na presença anterior no jogo decisivo do torneio, Cristiano Ronaldo ainda estava no plantel espanhol.
Aconteceu em 2018, quando o Real venceu precisamente o Liverpool, o adversário na final deste ano. O português foi titular mas não marcou.
Essa foi a última presença do Real Madrid na final da Liga dos Campeões (até 2022). Não voltou à final, desde que o madeirense saiu.
E essa também foi a última época em que Cristiano teve um grande impacto nos números do torneio.
Em 2017/18, o avançado marcou 15 golos. Foi o maior goleador da prova pela sexta (!) temporada consecutiva; uma delas ao lado de Neymar e Messi.
Cristiano já terminou sete vezes no topo dos goleadores da Liga dos Campeões – tinha feito o mesmo em 2007/08, ainda ao serviço do Manchester United. É o recorde no torneio, com mais um troféu do que Lionel Messi.
2018 foi também o ano em que Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid – onde foi campeão europeu quatro vezes, três delas seguidas. Reforçou a Juventus. E, a partir daí, os números foram outros.
Desde logo, convém enquadrar: a Juventus nunca passou além dos quartos-de-final, ao longo das três épocas que contou com o português. Quartos-de-final em 2019, oitavos-de-final nos dois anos seguintes (eliminada pelo FC Porto no ano passado).
O Manchester United, para onde o português regressou no Verão passado, não fez melhor nesta temporada. Foi afastada nos oitavos-de-final.
Voltando ao desempenho individual: Cristiano Ronaldo marcou seis golos em duas das últimas quatro épocas – uma na Juventus, outra pelo United – e apontou quatro golos em cada uma das duas épocas restantes – ambas pela Juventus.
São os números mais baixos desde 2010/11, quando também tinha marcado seis golos (mas com mais jogos realizados, nessa altura).
Um extra: até 2018, Cristiano nunca tinha sido expulso na Liga dos Campeões. Mas viu o cartão vermelho logo na sua estreia europeia pela Juventus, na primeira jornada da fase de grupos em 2018/19, em Valência.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário