Biniam Girmay tornou-se o primeiro negro africano a ganhar numa grande volta. Mas os festejos ficaram estragados logo no pódio.
Biniam Girmay tinha-se tornado histórico poucos minutos antes: foi o primeiro ciclista negro africano a vencer uma etapa numa grande volta (França, Itália, Espanha).
O feito inédito foi atingido nesta terça-feira, na 10.ª etapa da Volta a Itália, entre Pescara e Kesi.
Ao sprint, o homem da equipa Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux levou a melhor sobre Mathieu van der Poel e Vincenzo Albanese, nos metros finais.
O impensável ocorreu logo a seguir, ainda durante a habitual cerimónia do pódio, onde aparecem todos os líderes das diversas classificações e o vencedor da respectiva etapa.
O ciclista da Eritreia estava a celebrar como habitualmente mas, quando abriu a garrafa de espumante, foi atingido pela rolha, no seu olho esquerdo.
Logo na altura Biniam queixou-se e, depois de ter sido analisado no hospital, a equipa preferiu retirar o seu ciclista do Giro, informa o jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
O diário desportivo indica que os exames realizados mostram que o olho não sofreu ferimentos graves mas os responsáveis da Intermarché preferiram não arriscar.
Biniam Girmay era o 105.º classificado na classificação geral da Volta a Itália. O líder é Juan Pedro López, com 12 segundos de vantagem sobre João Almeida, o ciclista português que está no segundo lugar.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário