Liga das Nações serviria para fechar a temporada 2021/22. Mas a Liga dos Campeões começa uma semana depois dos últimos jogos.
A Liga das Nações vai, pela primeira vez, começar no final da temporada de futebol (na maioria dos países europeus).
A terceira edição arranca nesta quarta-feira, 1 de Junho, com o jogo entre Polónia e País de Gales, relativo ao Grupo 4 do principal escalão.
Portugal também está nesta “Liga A”, no Grupo 2. Em Junho, no dia 2 vai defrontar a Espanha, no dia 5 a Suíça, no dia 9 a República Checa será o adversário e este quarteto encerra dia 12, na Suíça.
Os últimos jogos desta “janela” que a UEFA criou para a Liga das Nações serão disputados no dia 14 de Junho, uma terça-feira – que vai contar com um duelo histórico entre Alemanha e Itália.
Final de época para todos os futebolistas?
Nem por isso.
Uma semana depois desses últimos jogos, arranca a Liga dos Campeões 2022/23. No dia 21 de Junho já se jogam as meias-finais da ronda preliminar de qualificação para o maior torneio europeu de clubes.
Isto significa que o Inter Club d’Escaldes, campeão de Andorra, vai ter quatro futebolistas que vão participar nos dois torneios em poucos dias: Liga das Nações e Liga dos Campeões.
Josep Gomes, Ildefons Lima, Ludovic Clemente e Jordi Rubio justificaram a confiança do seleccionador e estão na lista de convocados que a Federação de Futebol de Andorra divulgou, para o jogo com a Letónia.
Os quatro jogam no Inter Club d’Escaldes, cujo último jogo no campeonato foi na semana passada e que no dia 21 de Junho já vai estrear-se na Liga dos Campeões.
A lista de convocados da selecção, divulgada nesta quarta-feira, é relativa apenas ao jogo frente à Letónia, marcado para esta sexta-feira. Andorra vai jogar quatro vezes em 11 dias (?), na Liga das Nações.
O quarteto do Inter pode ser dispensado depois do primeiro ou do segundo jogo – mas em princípio para se concentrarem no seu clube, não para irem de férias.
Caso não sejam dispensados, os quatro jogadores vão ter quatro compromissos da selecção numa semana e meia; o último será no dia 14 de Junho (na Moldávia) e, logo uma semana depois, haverá jogo na Liga dos Campeões.
Casos diferentes noutros clubes
Há mais três clubes envolvidos nessas meias-finais da ronda preliminar de qualificação para a Liga dos Campeões: Levadia, Víkingur e Fiorita. Mas aqui os cenários são outros.
O Levadia tem também quatro jogadores na selecção da Estónia: Karl Andre Vallner, Artur Pikk, Rasmus Peetson e Robert Kirss. Mas aqui a ausência de férias não acontece porque o campeonato está a decorrer na Estónia; começou em Março e só termina em Novembro.
O Víkingur cedeu um futebolista – Ingvar Jónsson – à selecção da Islândia. Mas no país nórdico o campeonato começou em Abril e terminará em Setembro.
A Federação de Futebol de São Marino “poupou” os jogadores do seu campeão, o Fiorita. Nenhum está na lista de convocados.
Outros calendários
Estas são as quatro equipas que vão inaugurar a época europeia. Mas pouco depois, a partir do dia 5 de Julho, começa a disputar-se a primeira ronda de qualificação da Liga dos Campeões.
E aí, com com 30 equipas em campo, haverá dezenas de futebolistas com poucos dias (ou nenhum) de descanso, sobretudo aqueles que vão jogar na Liga das Nações a meio de Junho.
A Liga Conferência Europa começa quase na mesma altura, no dia 7 de Julho. Na primeira ronda de qualificação vão jogar…60 equipas.
A Liga Europa fica para mais tarde, só arrancando no dia 4 de Agosto – quando a maioria dos campeonatos está quase a começar, ou já começou.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário