A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-17 qualificou-se hoje pela primeira vez para a fase final do Europeu da categoria, ao terminar a qualificação como o melhor segundo dos seis agrupamentos da Ronda de Elite.
Portugal foi segundo do Grupo 3 de apuramento, depois do empate com a República Checa (1-1, em Torres Novas) e do triunfo da Itália face à Dinamarca (2-1, em Abrantes), mas foi o melhor segundo dos seis grupos nos pontos conquistados com primeiro e terceiro.
Em Torres Novas, a República Checa adiantou-se no marcador aos 12 minutos, por intermédio de Antoine Stárová, mas Portugal, cuja seleção tem menos de um ano de trabalho, repôs a igualdade, aos 25, com um golo de Inês Silva, tento que acabou por qualificar a recém-criada seleção lusa de sub-17, comandada por Susana Cova.
O empate conseguido em Torres Novas permitiu a Portugal ser o melhor segundo dos seis grupos de apuramento e marcar pela primeira vez presença na fase final da competição, que se disputa em Inglaterra de 26 de novembro a 08 de dezembro.
A treinadora nacional Susana Cova mostrou-se naturalmente satisfeita pela qualificação para o Euro-2013 e promete que a ambição e atitude das sub-17 se vão manter. “Apenas o início de um ciclo”. É assim que Susana Cova vê a qualificação inédita da Seleção Nacional feminina de sub-17 para o Campeonato da Europa.
“Esperávamos controlar melhor o nervosismo mas por vezes não é possível. A verdade é que inicialmente não conseguimos impor o nosso jogo e a República Checa aproveitou esse facto. Sofremos o primeiro golo mas depois as jogadoras demonstraram, uma vez mais, caráter e igualaram de bola parada. Tentámos a vitória a todo o custo mas sabíamos que o empate também nos poderia servir e no final preocupámo-nos, essencialmente, em gerir o jogo”, referiu Susana Cova ao site da Federação Portuguesa de Futebol, fpf.pt.
Mónica Jorge, diretora da FPF para o Futebol Feminino, diz que os resultados das sub-17 demonstram que a aposta da FPF no futebol feminino é acertada e assume que estava otimista para o projeto das sub-17, mas que os resultados superaram as expectativas: “Este já é um projeto vencedor,justifica o investimento feito pela FPF. A verdade é que os resultados superaram o que tínhamos delineado, até pelas muitas limitações com que nos confrontamos. Só posso dizer que estou muito feliz porque é um apuramento inédito, com muito pouco tempo de trabalho. No Campeonato da Europa vamos continuar a jogar para ganhar, no espaço das Seleções Nacionais não pode ser de outra forma.”
Ficha de jogo
3ª jornada do grupo 3 da Ronda de Elite
Estádio Municipal de Fátima, Fátima
Árbitra: Evgenia Kaskantiri (Grécia)
Árbitras auxiliares: Androniki Nioti (Grécia) e Katarzyna Wasiak (Polónia)
Quarta Árbitra: Agnieszka Plaskocinska (Polónia)
Portugal 1 – República Checa 1
Portugal: Catarina Barradas, Sara Monteiro, Inês Silva, Margarida Machado (Susana Silva, 52′), Diana Gomes, Mariana Fong, Nadine Cordeiro (c), Margarida Sousa, Francisca Cardoso (Cláudia Tecedeiro, 58′), Leandra Pereira e Bárbara Azevedo
Suplentes não utilizadas: Ana Oliveira, Inês Galvão, Carolina Ferreira, Josephine Monteiro e Rita Cheganças
Treinadora: Susana Cova
Golos: Inês Silva (25′)
Disciplina: cartão amarelo a Diana Gomes (13′), Francisca Cardoso (54′)
República Checa: Alexandra Vaníčková, Nela Čížková, Andrea Majerová (c), Veronika Králová, Tereza Braunerouplentesvá, Eliška Janíková, Eliška Kovaříková, Antonie Stárová, Karolína Křivská, Markéta Sehnálková e Veronika Mášová (Denisa Veselá
Suplentes não utilizadas: Alexandra Horáčková, Eliška Jášová, Adéla Dáňová, Alžběta Chlumová, Kristýna Daňková e Šarlota Novotná
Treinadora: Eva Haniaková
Golos: Antonie Stárová (12′)
Disciplina: cartão amarelo a Tereza Braunerouplentesvá (24′)
ZAP/Lusa/FPF
Deixe um comentário