A classificação do Uruguai na noite desta quarta-feira definiu o conjunto de 32 países participantes do Mundial de 2014. O evento, que cumpre a sua 20ª edição, vai contar pela primeira vez com oito campeões na disputa – além do Brasil e do recém-qualificado Uruguai, estarão presentes Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina.
Com a primeira participação a confirmar-se em junho, novembro foi o mês em que foram definidas as últimas 11 vagas do Mundial de 2014, de forma particularmente emocionante nas eliminatórias da Europa e da África.
A grande expectativa cai agora sobre o sorteio dos grupos, que acontecerá no dia 6 de dezembro na Bahia, Brasil. Neste evento serão definidas as oito chaves do Mundial, com boas hipóteses de se comporem os temidos “grupos da morte”. A distribuição das equipas pelos quatro potes só será definitivamente definida numa reunião a 3 de dezembro.
O primeiro jogo do Mundial será o do Brasil, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final, a 13 de julho, ocorrerá no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Eis as seleções apuradas, divididas por continentes:
África (5)
No continente africano, as classificadas são as mesmas que garantiram vaga ao Mundial de 2010 – a exceção é a África do Sul, que foi o país-sede do último Mundial. Nigéria, Gana e Camarões passaram sem sustos. O mesmo não se pode dizer da Costa do Marfim, contra o Senegal, e especialmente da Argélia, que precisou de um golo sofrido para eliminar Burkina Faso.
Ásia (4)
A primeira seleção a classificar-se, ainda em junho, foi o Japão. Com brilhante campanha nas Eliminatórias da Ásia, aos japoneses juntaram-se Austrália, Coreia do Sul e Irão.
Europa (13)
As primeiras seleções europeias garantidos saíram apenas em setembro, quando Itália e Holanda obtiveram a classificação com três jogos de antecipação. Depois, em outubro, foi a vez de outros sete países – Espanha, Alemanha, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Suíça e a Bósnia-Herzegovina, a única estreante em Mundiais no Brasil.
No Velho Continente, os quatro duelos do play-off tiraram o fôlego dos adeptos, que presenciaram a superação da França para reverter uma desvantagem contra a Ucrânia e o grande futebol de Cristiano Ronaldo, que comandou Portugal à classificação com uma atuação de gala contra a Suécia de Ibrahimovic. A Croácia e a Grécia juntam-se aos representantes europeus.
América do Sul (6)
Sem contar com o Brasil, que entra automaticamente na contagem por ser o anfitrião do evento, a favorita Argentina foi a primeira a conquistar uma vaga, em setembro, e no mês seguinte vieram as classificações de Colômbia (de volta de 2002), Equador e Chile, jogando o Uruguai no play-off contra a Jordânia. O Paraguai, que jogou as últimas quatro edições do Mundial, ficou de fora.
América do Norte/Central e Caraíbas (4)
Outubro foi um mês de grandes emoções. Costa Rica e Estados Unidos tinham se classificado sem sustos logo em setembro. A seleção das Honduras precisou de pontos nas duas últimas rodadas para ter a terceira vaga direta. Quem passou por apuros mesmo foi o México, que precisou de uma ajuda dos rivais norte-americanos para avançar ao play-off intercontinental contra a Nova Zelândia, vencedora da Oceania, na qual conseguiram um lugar no Mundial desta vez sem problemas.
ZAP / MA / AE
Deixe um comentário