O United ainda não anunciou um castigo, mas a imprensa inglesa avança que Cristiano Ronaldo será multado num milhão de libras pelo clube.
A entrevista explosiva de Cristiano Ronaldo ainda nem sequer foi transmitida na íntegra, mas os exceptos que já foram divulgados estão a fazer correr muita tinta.
Entre as várias declarações bombásticas, o astro português disse sentir-se “traído” e denunciou que vários executivos do clube queriam escorraçá-lo, detonou o Erik ten Hag dizendo que não o respeita, acusou o United de falta de empatia ao questionar a sua ausência na digressão de pré-época — a que CR7 diz ter faltado porque a sua filha bebé estava no hospital — e insinuou ainda que o clube está congelado no tempo e não investiu nas suas infraestruturas desde a saída de Alex Ferguson.
O clube inglês divulgou um curto comunicado onde reagiu à polémica. “O Manchester United dá nota da cobertura mediática sobre uma entrevista de Cristiano Ronaldo. O clube vai considerar a sua resposta após todos os factos serem conhecidos. O nosso foco continua na preparação para a segunda metade da temporada e na continuação do impulso, crença e união que estão a ser construídos entre os jogadores, o treinador, o staff e os adeptos”, escreveu o emblema de Old Trafford.
Os red devils não adiantam qualquer castigo que será aplicado a CR7, dando a entender que vão esperar pela transmissão da entrevista na íntegra antes de agir. No entanto, o jornal desportivo Metro Sport adianta que o clube vai cobrar uma multa de um milhão de libras ao português, o que corresponde a duas semanas de salário.
E agora?
É muito provável que esta entrevista dite o fim da segunda passagem de Ronaldo pelo United. Já desde o Verão que o português tinha a intenção de sair do clube inglês para poder jogar na Liga dos Campeões, mas acabou por ficar após o fim da janela de transferências.
Desde então, a relação com o treinador Erik ten Hag azedou. Os problemas começaram quando Ronaldo saiu de Old Trafford ao intervalo durante o jogo na pré-época contra o Rayo Vallecano, sem ter autorização do técnico.
CR7 também se mostrou frustrado por estar relegado ao banco na maioria dos jogos e recusou entrar como substituto no final da partida do United com o Tottenham, tendo saído pelo túnel antes do apito final.
O timing da divulgação da entrevista também indica que Ronaldo poderá já ter jogado o seu último jogo com a camisola do United, dado que estamos prestes a fazer uma pausa de 40 dias devido à realização do Mundial no Qatar.
Para onde pode Ronaldo ir agora? Segundo o jornal Daily Mail, Ronaldo e Jorge Mendes estiveram reunidos com responsáveis do Bayern Munique na semana passada.
No entanto, mais que uma vez, o CEO do Bayern, o antigo guarda-redes Oliver Kahn, disse que o clube não vai tentar contratar Cristiano — embora tenham chegado a discutir o tema.
“Discutimos a questão. Caso contrário, não estaríamos a fazer o nosso trabalho. Pessoalmente, acho que Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de futebol que já andou pelo planeta”, disse Kahn, em declarações ao Bild, em Julho.
O Nápoles foi um dos clubes apontados como um potencial destino durante o Verão, mas essa porta pode agora estar fechada. O clube italiano está em grande forma, ocupando o lugar cimeiro na Serie A e vencendo e convencendo na Liga dos Campeões.
Victor Osimhen, Giovanni Simeone and Giacomo Raspadori também já ocupam os três lugares na frente e é pouco provável que o treinador Luciano Spalletti arrisque perturbar a harmonia da equipa com a contratação de Ronaldo.
O Atlético de Madrid também foi indicado como um possível clube interessado em CR7 no Verão. No entanto, Diego Simeone rejeitou uma possível contratação do português, que foi um carrasco do Atlético durante os vários anos em que esteve nos seus rivais do Real Madrid.
“As pessoas às vezes falam para dizer o que lhes apetece, não o que realmente acontece. Ronaldo é uma referência absoluta no Real Madrid e eu não veria Palermo a jogar pelo River mais do que veria Riquelme ou Ortega jogando pelo Boca. São situações muito claras”, disse o treinador.
Os adeptos do Atlético também deixaram claros os seus sentimentos sobre uma possível contratação do craque português, mostrando uma faixa onde declararam “CR7 not welcome“. A eliminação prematura dos colchoneros das competições europeias também implica um rombo financeiro que dificulta o pagamento do salário milionário exigido por Ronaldo.
Nada indica que Bayern de Munique, Borussia Dortmund ou PSG estejam interessados na contratação, o que limita ainda mais as opções de CR7, caso o jogador esteja determinado a ir para um clube ainda na Liga dos Campeões.
O Chelsea pode ser uma opção. Durante o Verão, circularam boatos de que o bilionário norte-americano Todd Boehly, que recentemente comprou os blues, estava interessado em fazer do português o rosto do seu novo projecto. No entanto, Thomas Tuchel rejeitou Ronaldo.
Agora que Tuchel está fora de cena e Graham Potter assumiu o leme dos londrinos, pode ser que o Chelsea volte a ser uma opção. O clube está também a sofrer uma seca de golos, com Pierre-Emerick Aubameyang a não ser tão letal como o desejado, tendo apenas três golos marcados em 13 jogos.
Regresso ao Sporting?
O regresso de Ronaldo ao United é um sinal de que às vezes é boa ideia não se voltar com o ex. No entanto, um regresso ao seu clube de formação pode ser a solução para as frustrações de Ronaldo.
Apesar de já não estar na Liga dos Campeões, o Sporting tem sido apontado com um possível destino para Cristiano Ronaldo. A própria mãe do craque, Dolores Aveiro, já disse publicamente que pediu ao filho para que este volte para o Sporting e admitiu que adoraria ver o craque com a camisola dos leões mais uma vez.
Rúben Amorim tem sido parco nos comentários sobre estes rumores. “Já me fizeram essa pergunta mil vezes. O Ronaldo é jogador do Manchester United. Toda a gente no Sporting gosta dele, não há muito a dizer. Ele próprio diz que quer fazer as coisas em paz para seguir o futuro dele. Ele é que vai decidir o futuro dele”, afirmou o técnico leonino no final do jogo contra o Famalicão este domingo, já depois da divulgação da entrevista de CR7.
Fora da Europa
A ida para a Major League Soccer nos Estados Unidos também é uma opção. O LA Galaxy e o LAFC são apontados como dois grandes interessados e, no caso do LA Galaxy, há até já um historial de contratação de grandes astros europeus, como Zlatan Ibrahimovic.
O Inter Miami, de David Beckham e por onde já passou o seu ex-colega de equipa Nani, também já abriu a porta a Ronaldo. “Qualquer clube no mundo gostaria de contratar Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo. Qualquer dono do mundo tem aspirações a trazer grandes jogadores”, afirmou o dono do clube da Flórida.
Há ainda ofertas milionárias da Arábia Saudita, do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos. Os sauditas do Al-Hilal já fizeram uma proposta ao português durante o Verão, estando dispostos a pagar-lhe 121 milhões de euros por época num contrato de duas temporadas. No entanto, o craque recusou.
[sc name=”assina” by=”Adriana Peixoto, ZAP” ][/sc]
Deixe um comentário