Não é difícil adivinhar quem é a excepção. Inglaterra tem três representantes nos mais valiosos mas não passou dos quartos-de-final.
O Mundial 2022 foi marcado por diversas surpresas, com Marrocos no topo da lista, mas a final não é surpreendente.
Argentina e França confirmaram nos últimos dias a presença na final do próximo domingo, que começa às 15 horas.
Num mundo de “futebol-negócio”, é curioso verificar que o 11 mais valioso deste torneio só tem um finalista.
Sim, é fácil adivinhar que a excepção se chama Kylian Mbappé, que segundo o portal Transfermarkt é mesmo o futebolista com maior valor de mercado, entre todos os que jogaram no Qatar: 160 milhões de euros.
O francês está inserido num 11 valioso que apresenta diversas nacionalidades, embora uma se destaque: a inglesa.
A selecção de Inglaterra tinha quatro dos 10 jogadores mais valiosos do Mundial: Phil Foden, Jude Bellingham, Harry Kane e Bukayo Saka. Só Foden e Saka entraram no 11 mais valioso porque há jogadores mais valiosos nas posições de Bellingham e Kane.
Trent Alexander-Arnold também entra na equipa mais valiosa do Mundial 2022 porque é o lateral-direito com maior valor de mercado. Mas a Inglaterra não passou dos quartos-de-final.
Entre um jogador de Bélgica, Canadá, Países Baixos, Uruguai, Alemanha e Brasil, também aparece um internacional por Portugal: Rúben Dias, que faz dupla de centrais com Matthijs de Ligt.
Os outros futebolistas são: Thibaut Courtois, Alphonso Davies, Federico Valverde, Jamal Musiala e Vinícius Junior.
Mbappé, Vinícius e Foden eram os três futebolistas mais valiosos presentes nesta edição da prova.
Nos 20 jogadores mais caros (na teoria) não há nenhum argentino. E na verdade só tem um francês, o líder Mbappé.
Lautaro Martínez aparece no 22.º lugar, bem longe dos 160 milhões de Mbappé: menos de metade, ficando-se nos 75 milhões.
E nos 50 mais valiosos não surge mais nenhum argentino. Há três franceses entretanto, todos abaixo do 40.º lugar: Jules Koundé, Kingsley Coman e Ousmane Dembélé.
Só voltamos a encontrar finalistas argentinos depois do 56.º posto, com Cristiano Romero, Lisandro Martínez e…Lionel Messi. O capitão está no 64.º lugar, com valor de mercado de 50 milhões de euros.
Rafael Leão (11.º) e Bernardo Silva (18.º) são os melhores portugueses nesta lista, até à frente de Rúben Dias (24.º). Nos 30 primeiros estão ainda Bruno Fernandes (26.º) e João Cancelo (29.º).
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário