Gesto da árbitra do dérbi feminino, para os médicos das duas equipas, é assunto noutros países. Cartão branco existe há 8 anos.
O Benfica-Sporting do sábado passado, nos quartos-de-final da Taça de Portugal feminina, não ficou marcado apenas pelo resultado (5-0).
Foi batido o recorde de público num jogo oficial em Portugal: 15.032 pessoas nas bancadas. Foi também a terceira maior assistência no futebol português, no fim-de-semana.
Além disso, foi mostrado um cartão branco. Dois, aliás: um a cada médico dos dois rivais, porque foram ajudar um adepto que tinha desmaiado. Adeptos do Benfica aplaudiram de pé o médico do Sporting.
“Cartão branco? O que é isso?” – é a pergunta que se vê noutros países, onde chegou a notícia.
O cartão branco é uma forma de enaltecer um gesto de desportivismo. É “um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos”, lê-se no portal do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Já tinha sido mostrado em jogos de outros escalões, ou de outras modalidades, mas nunca a este nível do futebol sénior, em Portugal.
A estação televisiva Sky News recorda que esta iniciativa só existe em Portugal, aparentemente.
Ainda no Reino Unido, o Daily Mail pergunta mesmo o que é o cartão branco e deixa a questão: será que poderia ser utilizado na Premier League? “Foi feita história no sábado”, escreve.
O jornal também lembra que Michel Platini, quando era presidente da UEFA, sugeriu a introdução de um cartão branco – mas para suspender um jogador durante 10 minutos.
Em relação à possibilidade de ser adoptado na Premier League: “Não é provável”. Pelo menos, em breve. “Mas as atenções vão estar centradas em Portugal, para vermos as reacções nos próximos meses”.
Em português, a ESPN no Brasil reforça que este Benfica-Sporting “está marcado para a história do futebol”. E explica que o cartão branco “é do bem”.
O cartão branco já surgiu em 2015. Já foi mostrado mais de 2 mil vezes, em diversas modalidades, em diversos escalões.
Pelo que conseguimos averiguar, não tem sido exibido no futebol profissional por causa das regras da UEFA, que não permitem a exibição de novos cartões.
[sc name=”assina” by=”Nuno Teixeira da Silva, ZAP” ]
Deixe um comentário